à procura de tecidos

translate to English

   
  


(fotos minhas do livro "Simple Shapes Spectacular Quilts" de Kaffe Fasset)

Quando se começa à procura de um tecido para se fazer algo é como se se entrasse num “novo mundo”!
Tendo em conta que um determinado tipo de tecido depende da matéria-prima, do tipo de tecelagm e do aspecto, a variedade de tecidos que existe é incrível.
Para quilting/patchwork a matéria-prima mais comum é o algodão (a fibra têxtil que é mais utilizada no mundo inteiro). E aqui a minha escolha vai para os tecidos 100% algodão, sem qualquer mistura. Normalmente são tecidos mais caros mas o resultado final é muito melhor do que o que se obtém quando se utiliza um tecido que tenha uma mistura de algodão com outra fibra sintética.
A maior parte dos tecidos que tenho visto, e que gosto, são ingleses ou americanos.
Kaffe Fasset é um dos designers mais conhecidos por quem se dedica a estes trabalhos e tem quilts e tecidos absolutamente fantásticos. Alguns dos meus favoritos, como não podia deixar de ser, estão neste livro que apresenta alguns trabalhos inspirados nos desenhos geométricos da calçada portuguesa.
Embora tenha chegado à conclusão (como “iniciada” nestas matérias) que estou a gostar mais de fazer mantas sem padrão não posso deixar de admirar estas mantas tão sofisticadas que, quanto a mim, só poderiam ser vistas como peças de arte.
Mais modesta nas realizações tenho procurado tecidos de produção portuguesa para utilizar nas mantas que quero fazer cá em casa mas está difícil de encontrar!
Como é que um país com tanta tradição nos têxteis tem tão pouco para oferecer neste campo?! Será a minha ignorância que não me deixa procurar no sítio certo ou será mesmo falta deles?
Alguém me sabe responder?

4 comentários:

  1. Como já te tinha dito noutro post, tecidos só compro online e lá fora. Por cá já cheguei a comprar numa loja em Campo de Ourique, mas não tão giros e não há tanta variedade. É uma pena! Adoro livros destes!

    ResponderEliminar
  2. Paula:
    que pena não encontrar tecidos portugueses! Pela beleza da chitas de vocês jurava que a produção têxtil era muito boa!

    ResponderEliminar
  3. Há uma retrosaria na Ericeira onde às vezes descubro umas chitas engraçadas e uns tecidos de algodão para lençois de criança. Mas mesmo aí já chegaram os tecidos estrangeiros porque de facto oferecem mais variedade. Na net encontrei este blog "arquitecido.blogspot.be". E continuo à procura!!

    ResponderEliminar

botões de partilha