tecidos africanos

translate to English

À medida que se vai lendo e pesquisando mais informação sobre tecidos e a sua história, desde o modo como apareceram e porquê até ao modo como são produzidos e que variedade existe, é inevitável não nos depararmos com os tecidos africanos.
Constituem de facto um grupo à parte e é impossível ficar-lhes indiferente pela riqueza da cor, pelos padrões e também porque, curiosamente, muitos deles têm realmente um significado no dia-a-dia das pessoas que os usam. Cada um destes padrões conta-nos algo sobre quem os escolheu.
Para conhecer um pouco da sua história nada como ler a sequência de posts publicados pela Rosa Pomar no seu blogue e que nos dão um relato bem interessante sobre estes tecidos.
Há dias recebi alguns, um deles é o que está na fotografia, e as ideias de como o utilizar são mais que muitas principalmente tendo em conta a próxima estação.

9 comentários:

  1. Venho de uma família de costureiras, e sou apaixonada por tecidos, é minha mania, não posso vê um bonito que já quero. Morei por alguns anos na Guiné Bissau e ainda tenho alguns cortes africanos, uso com parcimônia com pena de acabar. Hoje em dia ficou mais fácil encontra-los fora do continente africano mas mesmo assim tenho tanto apego que, olho olho e no final não tenho coragem de cortá-los!!!
    beijo

    ResponderEliminar
  2. Também tenho alguns tecidos africanos de que gosto tanto que dificilmente acho um projecto suficientemente bom para os utilisar... costumo comprá-los no Maputo, mas já não vou lá à tanto tempo! Esses são muito bonitos Paula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, se conseguir fazê-lo ando a pensar num vestidito para a praia. Mas confesso que tb me custa cortá-los!

      Eliminar
  3. Também tenho alguns tecidos africanos de que gosto tanto que dificilmente acho um projecto suficientemente bom para os utilisar... costumo comprá-los no Maputo, mas já não vou lá à tanto tempo! Esses são muito bonitos Paula.

    ResponderEliminar
  4. Também estou a imaginar assim uns vestidinhos com esses tecidos. Ou túnicas. :)
    São lindos.

    ResponderEliminar
  5. Que lindo e que interessante saber das histórias por trás dos tecidos!
    Vou postar um tecido da Etiópia que tenho e é lindo. Tão lindo que dá dó de cortar...

    ResponderEliminar
  6. Maravilhoso esse padrão, como muitos outros padrões africanos! Belíssimo!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderEliminar

botões de partilha