do Louvre e Doisneau

translate to English



Depois de duas tentativas frustradas para subir à Torre Eiffel recusámo-nos a esperar horas numa fila e aproveitámos para ir aos Champs Éllisées. Visita obrigatória à loja da Abercrombie & Fitch (quem tiver filhas adolescentes é capaz de entender o porquê). Vi a etiqueta com "made in china" e lembrei-me logo do que li na "A mãe que capotou". Fiquei com um peso na consciência mas naquele momento não me apeteceu estragar um dos momentos destas nossas férias.
Em relação à Torre Eiffel tentámos comprar os bilhetes a partir de Lisboa, mas para ter sucesso era preciso fazê-lo com dois meses de antecedência e nessa altura esta visita a Paris ainda não estava sequer nos nossos planos.
A parte da tarde foi dedicada ao Louvre.
Finalmente consegui ir ao Louvre! Tivemos sucesso na reserva via net e recomendo vivamente a visita guiada. Consegue-se esquecer a multidão tendo em conta o que temos para ver e aprender. Correu muito bem e sobre o Louvre não poderei acrescentar muito a não ser que um mundo de obras e objectos ficaram por ver.
Fui agradavelmente surpreendida pelo facto dos meus filhos já conhecerem e saberem explicar parte das obras que vimos. Aliás, o mesmo aconteceu em relação a monumentos enquanto percorríamos a cidade. Senti-me recompensada pelas várias horas a rever matéria para os testes de História, Civilização e Geografia :)
À semelhança do que nos aconteceu no Museu d'Orsay, a partir das 16h30m quase que fomos despejados do museu. Tenho pena que os horários dos museus não sejam mais alargados e no caso do Louvre julgo que não deveria fechar dia nenhum (encerra à 3ªfeira!). Embora exista um dia por semana em que cada museu pode ser visitado até às 21h, mesmo assim, deveria existir um horário normal mais alargado. É pena ... não percebo nada de Economia mas talvez desse emprego a mais uns quantos ...
De qualquer forma, independentemente destes pequenos pormenores, Paris será sempre Paris e desejaremos sempre voltar. Tanta coisa ficou ainda por ver e visitar, com outra calma, e apreciado de outra forma.
Respondendo à pergunta que todos me fizeram quando disse que iria a Paris nestas férias da Primavera:  não visitámos a Disneyland! Talvez olhem para os meus filhos de modo estranho quando responderem à mesma pergunta, mas quanto a mim trocar um ou dois dias em Paris por uma visita a um parque deste tipo não fazia qualquer sentido. A Disneyland ou parecido há mais por aí, mas Paris é única.
Au revoir Paris, cité de l'amour! Só não consegui fotografar este "beijo à Robert Doisneau" por uns segundos :)

1 comentário:

  1. Foi por pouco que não flagrou o beijo... eles parecem apaixonados!

    Bjs

    ResponderEliminar

botões de partilha