moldes

translate to English
A culpa não é minha mas sim de quem me ensina.
De tantas vezes me chamarem a atenção para os detalhes da execução agora é quase impossível entrar numa loja de roupa e não reparar na qualidade dos tecidos e nos pormenores dos acabamentos. 
Quando encontro alguma peça de que gosto e não me parece complicada dou por mim a anotar no meu bloco de apontamentos uma referência, a fazer um desenho tosco, ou a anotar uma ideia a que recorro mais tarde. Outras vezes anoto combinações de cores que encontro nos sítios mais variados. Normalmente são as que a própria Natureza conjuga que se revelam mais interessantes. Revelam-se tão óbvias e exuberantes numa conjugação que a mim nunca me ocorreria ou então não me atreveria a fazer.
Entre outras coisas isto tudo para dizer que a parede ao lado da mesa onde reside a máquina de costura continua a encher-se de papéis, amostras de tecidos, e também de moldes.
Moldes que vou coleccionando e que estão pendurados na parede, em fila, à espera que encontre o tecido certo. Além da colecção inteira desenhada à minha medida e que aprendi a fazer, tenho mais uns poucos que fui comprando ou copiando de figurinos. Portanto matéria-prima não me falta. O que me falta como de costume é o tempo.
Para cada peça adoptei o sistema de guardar os moldes já copiados para papel vegetal numa capa de plástico transparente com uma fotocópia a identificar o modelo. 
A situação começa a ser de alguma preocupação porque já estou nesta fase de encontrar modelos de organização e método ... isto não é feitio, é defeito de formação.
( ... como disse? ... louca, eu ?! Cá em casa ainda ninguém se pronunciou mas deve estar quase :) )

6 comentários:

  1. :) pois eu também vou guardando alguns moldes, mas na maior parte dos casos sou eu quem faz os próprios moldes, claro que não costura nada de muito elaborado, como não tenho técnica não me atrevo a projectos muito complicados ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus também são muito simples Dora. Tomara eu já estar à vontade com os complicados. Aí sim seria a loucura total. :)

      Eliminar
  2. Não acho que seja loucura, até acho que contribui para a tua sanidade mental ;)

    Adorei ler este e o último post - penso exactamente da mesma maneira e também tenho um caderninho já cheio de modelos e nomes de linhas para comprar ( no meu caso é mais o tricot e o crochet). Acho que o meu problema com a máquina de costura também é o tempo: é que o tricot e o crochet posso estar a fazer durante a noite com os headphones a ver um filme e a máquina de costura faz uma barulheira que acorda toda a gente por isso o tempo que lhe reservo é limitado! E concordo tanto quando dizes que começo a olhar para os materiais das lojas e os achas duvidosos... já me custa comprar isto ou aquilo e estar mesmo a ver que só me vai durar um ano. Por outro lado, no outro dia dei-me conta que ainda ando a usar coisas que comprei quando entrei para a faculdade e que ainda me devem durar uns bons anos e fiquei contente por isso! beijinhos e boas costuras!

    ResponderEliminar
  3. Um dia ainda aprendo a costurar em condições… um dia!

    ResponderEliminar
  4. Uma loucura sadia! Que assim continue, para que um dia não existam mais moldes complicados para a Paula. Beijinhos

    ResponderEliminar

botões de partilha