cusquices

translate to English
Ultimamente o principal género literário (talvez o único) que tenho lido é biografias.
Chamo-lhe coscuvilhice "saudável" porque além de ficar a saber alguns dos costumes da época que for, desvenda o mistério, e satisfaz-me a curiosidade enorme em conhecer a personagem.
As autobiografias então fazem as minhas delícias. Nada como um relato na primeira pessoa sobre o que pensava ou achava, se se casou ou separou, onde viajou e o que viu, quem conheceu e como fez para conseguir o que queria (ou não), etc., etc., tudo com uma análise que muitas vezes tem mais de subjectivo do que objectivo dando-me uma interpretação possível da sua época. Gosto de adivinhar os sentimentos e ficar com as minhas opiniões imaginando como seria viver um tempo assim.
Estas férias li o livro "Vidas" da Maria Filomena Mónica porque me tinham dito que trazia um capítulo sobre a história dos têxteis em Portugal que é um tema que me interessa.
Mas o que este livro me trouxe de diferente foi descobrir algo que eu já achava mas não sabia que era assim. Ao ler o Prefácio sou surpreendida em saber que afinal ler biografias é um "mal" que atinge muita gente. Apesar de suscitar "o que de melhor e de pior existe no leitor" (esta parte deu-me algum desconforto) tem a parte boa que diz "" ... lede regularmente .. Não História, apenas biografias, pois é aqui que encontrareis a vida sem teoria.""
E isto é verdade, já dei por mim a sublinhar frases e a pôr marcadores em textos que achei importante não esquecer. Em jeito de conclusão num texto que já vai longo e um pouco chato, para meu conforto, diria que depois deste Prefácio o facto de ter em lista de espera para ler o "Steve Jobs", o "Rei D Carlos" e "Salman Rushdie" pode perfeitamente ser do conhecimento geral ... Afinal ainda estou dentro da faixa da "normalidade" ... aparentemente parece que sim! :)

2 comentários:

  1. Eu ando com muita vontade de ler a biografia do Salman Rushdie. Mas são tantos os livros que tenho em linha de espera por causa da tese, que acho que ainda não vai ser em 2014. :S

    ResponderEliminar
  2. Ufa! Também sou "normal", então. Adoro uma biografia! E você faz uma coisa que me dá enorme prazer: sublinha frases! Como compro muitos livros em sebos, adoro achar uma frase em destaque! Se tiver uma anotação pessoal, ao lado, aí deliro!!!
    Bjs

    ResponderEliminar

botões de partilha