ferrrramentas novas

translate to English
Que é como quem diz - máquina de costura nova.
Um namoro de vários meses deu nisto. Comprei uma Bernina - o único modelo na versão mecânica que existe nesta marca - a Bernina 1008. Já tinha experimentado coser numa há uns anos atrás e ficou-me em memória a diferença de qualidade superior para qualquer outra que já tenha experimentado.
Segundo o vendedor que também é o importador, "já quase ninguém compra este modelo". Eu sei que talvez não. Há tempos atrás telefonei para uma loja a perguntar se tinham uma que eu pudesse ver e disseram-me com simpatia e delicadeza que "não tinham mas podiam pedir se eu quisesse mesmo. Porque hoje em dia é mais comum e melhor comprar uma eléctrica, a 250 ou a 210 que tem 30 e tal pontos (e faz não sei o quê mais), a que quer ver é quase uma máquina de culto" (!).
Pois se calhar é, nunca mo tinham dito. Mas eu fartei-me de ver e rever modelos e opiniões e cheguei à conclusão que estou farta de softwares e upgrades, botões e ecrans LCD. Já tenho disso em quantidade suficiente no meu dia-a-dia. Não é que o meu trabalho de todos os dias tenha alguma coisa a ver, mas uma máquina mecânica é igual aqui e na China e é para sempre. Não tenho nada contra as outras mas eu prefiro assim.
Antes de me decidir por esta, e baseada em muita leitura na net, tentei comprar a velha e famosa Bernina 830. Mas não deu, depois de meses à procura, ao vivo não encontrei nenhuma e comprar uma coisa assim pela net fazia-me alguma confusão.
Acho que agora já posso dizer que também já pertenço oficialmente :) ao clube de fãs da Bernina.

13 comentários:

  1. Parabéns!
    Comprei uma Singer em Inglaterra e temos sido muito felizes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também espero ter uma vida feliz ao lado da minha :)

      Eliminar
  2. Eu comprei uma Bernina 950 Industrial em 2.ª com uns 20 anos, através da internet. Pertenceu a uma modista de Gondomar e não tive dúvidas em comprá-la sem sequer a ver ou experimentar primeiro. Lá arranjamos maneira de ela vir ter a Lisboa e eu não poderia estar mais satisfeita. Estas máquinas mecânicas se bem estimadas são sempre actuais. Agora tenho é de ir até ao Paraíso fazer um curso de costura para tirar mais partido dela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprar na net não me assusta Joana. Normalmente até compro muita coisa e bem variada. Mas as Bernina que vi no ebay ainda tinham um preço razoável e tive receio de gastar dinheiro, apanhar uma decepção, e não ter o que queria. Em Portugal não encontrei nenhuma. Por isso ao fim de algum tempo (bastante) decidi investir em algo que estou convencida dará para uma vida.
      Não cheguei a investigar devidamente as versões industriais.
      Quanto ao Atelier Paraíso aconselho a visita :)

      Eliminar
    2. Comprei a minha no OLX, por 250€, com mesa, motor, 12 calcadores e a senhora ainda me ofereceu uma máquina de forrar botões e respectivas matrizes. Foi uma grande sorte!
      O Atelier Paraíso vai ter de esperar mais um ano até o meu filho mais novo ir para a creche. Antes disso não dá :-)

      Eliminar
    3. Chamo a isso sorte mesmo. Procurei no OLX e no CustoJusto mas não procurei as industriais ou semi-industriais porque achei sempre que seriam bem mais caras ou que seriam muito especíificas para determinado tipo de trabalhos.
      Eu também tive que esperar uns anos para me dedicar a estas actividades ... :)

      Eliminar
  3. Que bela aquisição...eu sonho com uma nova máquina. Gostava de ter uma melhor mas fica para quando for possível. E as PFAFF's também não são jeitosas e com melhor preço? Enfim quando for decidir comprar uma não sei bem o que escolher..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira máquina que comprei foi uma Juki na Rosa Pomar há cerca de 4 ou 5 anos (antes disso só tinha experimentado uma Singer que pertence à minha mãe). Lembro-me que na altura podia ter escolhido uma Juki ou uma PFAFF, mas acabei por escolher a primeira por ser mais barata e porque nessa altura não tendo muitas certezas se isto da costura era para continuar não quis gastar muito dinheiro. A PFAFF experimentei nessa altura e lembro-me que também gostei.
      Esta é segunda máquina que compro e estando mais decidida quis comprar a que julgo ser a melhor marca que existe, que em princípio dará para a vida.
      Encontrar uma Bernina em 2ª mão que esteja completa e em boas condições é uma também excelente opção e mais económica. Porque com uma revisão bem feita fica como nova e neste caso o preço é bem mais acessível (possivelmente ao mesmo nível que uma PFAFF nova).
      Eu procurei mas não encontrei o que queria ou tive dúvidas. E por isso acabei por decidir-me por uma nova porque quanto à marca já tinha a certeza do que queria.
      O melhor Rita será seleccionar 2 ou 3 e experimentar antes de avançar para a compra definitiva.

      Eliminar
    2. Obrigada pelas dicas! Tenho de ir experimentar mas com tempo, não tenho pressa :), beijinhos

      Eliminar
  4. Paula, fico muito feliz por si! Também andei a namorar este mesmo modelo da Bernina, pelos mesmos motivos que apontou. No entanto, quero partilhar consigo, acabei de chegar a casa com a minha primeira máquina (estou tão feliz!), uma Juki. :) Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! A minha primeira máquina também foi uma Juki e fartou-se de trabalhar. A Juki é uma excelente marca mas eu estava mais inclinada para a Bernina. Também estou muito contente com a minha última aquisição :) Aqui por casa paira uma agradável sensação de novidade (não sei como explicar melhor) que me deixa bem-disposta. Desejo muito (muitissimo) boas costuras com a nova máquina :) Um grande beijinho

      Eliminar
    2. Entendo perfeitamente essa sensação agradável. :) Ainda não tive oportunidade de a experimentar a sério e estou ansiosa. Desejo-lhe igualmente muitíssimas boas costuras!!! Um grande beijinho

      Eliminar
  5. Parabéns Paula! Bem vinda ao clube Bernina! Eu continuo super satisfeita com a minha. Robusta e fiável, um prazer trabalhar com ela. Desejo-lhe muitas e felizes costuras. Bjo

    ResponderEliminar

botões de partilha