por último, e sobre o fazer

translate to English






"the hand is the window on to the mind"
Esta frase é do filósofo Immanuel Kant e escrevo-a aqui não porque saiba muito de filosofia (infelizmente sou muito ignorante nesta parte do Conhecimento) mas porque ao ler um artigo há uns dias atrás sobre arte e artesanato surgiu a questão do dito "handmade" que por aqui está a ser moda.
No mesmo artigo lia-se ainda o seguinte "It is only through making things, he (o autor) says – by trying and failing and repeating – that we gain true understanding. He is not, like some latter-day John Ruskin, arguing that handmade things are better than machine-made ones. He is simply saying that skilled manual labour – or indeed any craft – is one path to a fulfilling life".
Não fazia a mínima ideia de quem era o John Ruskin (sorry). E se bem entendi o cerne da questão, não tem discussão, não se trata de estar a comparar o que é melhor ou pior. O que acho mesmo é que tem toda a razão quando diz que é ... one path to a fulfilling life. Caminho que provavelmente levaria a que houvesse mais pessoas felizes e menos pessoas com depressões como é tão comum ouvir hoje em dia. 
Fui procurar definições de artesanato e arte e embora o significado de uma e outra não me fosse desconhecido, procurando as definições tomo melhor consciência do lugar de cada coisa quando observo algo e faço o exercício de o catalogar.
Chego à conclusão que muitas vezes é difícil porque a criatividade e o apreço do artesão em fazer o "objecto" é tão original e única que não há máquina que o substitua e assim sendo fico na dúvida se não estarei perante arte.
Em Cambridge foi um sítio onde dei por mim a achar que o artesanato é tratado por "tu" como se costuma dizer. Não queria cometer a parolice de dizer que "lá fora" é que é bom mas pareceu-me que é apreciado de uma forma diferente, "natural", e acho que não reparei em ninguém a franzir o nariz e a dizer que era muito caro como já me disseram a mim num mercado ... " ... é mais caro porque é feito à mão não é? Pois o vestido é muito giro mas por esse preço não queroi. Obrigada". Pode ser que um dia esta mentalidade mude num país onde todos parecem querer ser "doutores" esquecendo que os cursos ditos "profissionais" eventualmente podem ser tão ou mais importantes nos dias que correm em que temos tantos doutores à procura de emprego ( ... convém esclarecer que não tenho nada contra os "doutores" mas gostava que também valorizassem mais os "ofícios").
Por último (que a divagação já vai longa e já é tarde e eu estou cansada) ficam as imagens que me inspiraram. Gosto de várias das exposições e ideias. A registar o Arts & Crafts Market considerado um dos 10 melhores no género no Reino Unido e outra tem a ver com algo semelhante a um behind the scenes ao vivo explicado aqui Cambridge Open Studios  ... muito à frente 
(Nota para não me esquecer: assim que me conseguir entender com o blogger o menu "handmade" muda de nome. Desde o início que procurava uma palavra melhor e agora já sei qual vai ser ...  :) )

9 comentários:

  1. Gostei muito de ler e aprender. :) Fico à espera para ver para qual nome se transformará o "handmade". Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula!
    Concordo plenamente, aliás, ainda que ache que a mentalidade das pessoas está a mudar continuo a achar que neste momento os ofícios continuam a ser uma coisa muito fechada e acima de tudo restrita no sentido em que mesmo dentro dos ofícios só se dá a devida atenção a meia dúzia de técnicas, deixando de fora uma panóplia muito mais rica. Enfim esta conversa dava aqui tema para muitas horas!
    Entretanto se precisares de ajuda com o blogger diz! *(: beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou da opinião que está a mudar Sara mas depois desta visita fico com a noção que ainda estamos muito no início no que diz respeito às mentalidades. Artesãos e artistas já temos :)

      Eliminar
  3. Um passeio lindo, e peças de se tirar o chapéu. cerâmicas que fascinam pela forma, cores e padrões.O prato com o nº da porta, é aquele tipo de pormenor que não foge ao meu olhar.
    O "feito à mão" não é para qualquer um, Paula, exige que se tenha uma sensibilidade especial para se poder apreciar e dar o devido valor. Bj, adorei o passeio virtual, gostaria de ter visto mais e mais!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val, a fotografia com o prato tem um poster amarelo que identifica os estúdios de artistas e artesãos que participam no Cambridge Open Studios e que podem ser visitados nos seus ateliers de trabalho.

      Eliminar
  4. "... one path to a fulfillig life" para mim é verdadeiramente o sentido do handmade. É como uma necessidade, algo fundamental. Fico com vontade de revisitar Cambridge, as fotos são inspiradoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa foi a frase que me marcou ao ler o artigo e que expressa bem o qie sinto Teresa.

      Eliminar
  5. Cá por casa, o remédio da minha avó para tudo é trabalhar com as mãos. Cá em casa são os bordados, mas creio que seja aplicável a qualquer oficio que nos obrigue a criar com as mãos. Segunda ela, enquanto crias dás espaço para deixar a felicidade entrar e esquecer tudo o resto. Como um retornar ás raízes. Adorei as fotos.

    ResponderEliminar

botões de partilha