mercado de Arroios

translate to English





Hoje era dia de compras e de ir à praça.
Ao levar a Marta a uma das suas aulas calhou passar pelo mercado de Arroios e lembrei-me de experimentar fazer as compras por aqui para variar.
Segundo consta data de 1940 ainda escrito em numeração romana MCMXL.
A forma circular como este mercado está construído torna-o muito harmonioso. É muito interessante o modo como foi pensado e como foi feita a distribuição do espaço (quanto a mim muito funcional para o objectivo a que se propunha).
Tem dois pisos com as bancadas no centro e na parte exterior estão as lojas, todas com uma excelente visão do exterior. Estas lojas estão quase todas vazias mas têm uma "exposição" tão agradável em relação ao exterior e à luz do dia que eu até me imaginava a instalar algum negócio meu num sítio assim.
O piso inferior também é constituído por lojas mais pequenas e está quase tudo fechado.
Ainda no piso principal existe uma parte mais central que antigamente devia pertencer às floristas e que está muito suja e quase abandonada.
Conseguir lugar de estacionamento nas proximidades do mercado é tarefa impossível e infelizmente está num estado muito degradado e a precisar de muitas obras para poder recuperar alguma da beleza que deve ter tido outrora.
Não tenho grande memória deste mercado mas sei que a imagem que tinha guardada correspondia a um sítio com muito melhor aspecto e mais acolhedor.
Acabámos por desistir e viemos embora.
Seria bom se alguém tivesse uma boa ideia para a recuperação deste mercado e se candidatasse com algum projecto para o próximo orçamento participativo de Lisboa e que este fosse um dos projectos vencedores. É urgente que tal aconteça ou parece-me que dentro em breve teremos mais um "abandonado".    

4 comentários:

  1. É pena ver um edifício tão bonito e útil, degradar-se. Beijo e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Já há um plano para a recuperação e parece-me interessante: http://www.publico.pt/local/noticia/mercado-de-arroios-em-lisboa-vai-ser-espaco-multicultural-1665867

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia. Ainda bem.
      E parece que a solução que encontraram se enquadra bem com o ambiente que o rodeia actualmente.Esperemos que tenha sucesso.

      Eliminar
  3. Que bom que a Joana já sabe de um plano para recuperá-lo. Afinal, parece um espaço bem interessante!

    ResponderEliminar

botões de partilha