desta semana

translate to English
Esta semana fiz anos.
Não quis presentes e no entanto presenteei-me a mim própria com um dia de férias.
Coisa de que ouvia os outros falar mas que nunca tinha experimentado para mim própria.
Poderia falar desse dia mas não vale a pena.
O que me interessa registar tem a ver com os meus filhos.
Indiferentes ao que pedi ou mesmo sem ter ouvido ou prestado atenção seguiram a tradição.
A Mariana ofereceu-me um postal escolhido por si com a ajuda do avô e escreveu um poema da sua autoria.
O Miguel cantou-me os Parabéns com o engenhoso esquema de duas velas espetadas em dois palitos que por sua vez estavam espetados em dois quadrados de uma tablete de chocolate.
E a Marta, no dia seguinte, trouxe-me um estojo com lápis e algum material mínimo para as minhas aulas de desenho.
A minha actividade mais recente são estas aulas de desenho que não sei se serei capaz de levar adiante. A mão perdeu o jeito e sinto a frustração de olhar para dois desenhos onde a identificação da batata ou da noz que me deram para desenhar é muito difícil (e estou a ser generosa quando utilizo somente o adjectivo difícil).
Tirando este aparte o que importa escrever é que sem saber como nem porquê talvez tenha dado com uma forma de recuperar uma parte do que me liga a esta filha e que muitas vezes dou por mim a achar que está perdido.
Normalmente alheia ao que faço e com o egoísmo característico da idade saiu da sua "bolha" e deu por mim em algo que nela é um talento inato. Quem diria que um simples estojo seria a "chave" que procuro!
Como é que me esqueci que os artistas têm uma linguagem diferente!
A adolescência tem esta característica de lhes alterar a química do cérebro e com isso concluir aquilo a que chamam a personalidade. É natural que assim seja mas o outro lado da moeda faz com que muitas vezes o entendimento que dispensa palavras, aquele que só uma mãe conhece em relação a um filho, pareça que desapareceu e passamos a olhar para uma pessoa que é outra e já não nos pertence e às vezes nem reconhecemos.
A palavra distância ganha um significado novo e a palavra esperança não nos sai da cabeça.
E assim de repente, quem diria que com um estojo um mundo de possibilidades torna a surgir.
Todos os presentes são diferentes e todos são os melhores e especiais, mas sem que alguma vez suspeitasse quem diria que acabaria por receber um presente tão bom Marta.
Sou uma "romântica" eu sei, mas sabe-me tão bem acreditar que pode ser assim.

7 comentários:

  1. Olá Paula! Antes de mais parabéns!!
    Gostei muito de ler o teu post e quanto a este tema só posso dar a minha experiência - durante a adolescência tive uma relação do piorio com a minha mãe, contudo isso fez-me ver e perceber muita coisa e hoje em dia somos mesmo muito chegadas por isso é pensar que é uma fase e que vai passar.
    Boa sorte com as aulas de desenho (:

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns, Paula! Gostei da forma como este singelo presente, veio dar uma nova esperança para esta fase do desenvolvimento às vezes tão conturbada. :) Boas aulas!

    ResponderEliminar
  3. Os filhos são uma surpresa constante. E normalmente uma boa surpresa!
    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  4. Paula, foi um dia bom, cheio de surpresas e provas de amor...
    Um grande beijinho
    Feliz ano novo!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo seu aniversário! É duro quando constatamos o óbvio: os filhos são mesmo outra pessoa!!!! E quando já não lhe podemos dizer o certo e o errado (dizer até podemos, se vão escutar-nos, é outra história), e tem formas diferentes de entender a vida, não deixa de nos surpreender.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Não pude deixar de me identificar quando diz que "passamos a olhar para uma pessoa que é outra e já não nos pertence e às vezes nem reconhecemos." Tenho uma filha de 21 anos (para além do outro de 3) e a adolescência dela não foi pêra doce. Às vezes, inclusive, ainda me parece que continua a rebelião... Mas há outros momentos em que fico pacificada.
    Temos de ir com calma e MUUUUUUUUUUITA paciência! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Paula, ainda que com atraso, aqui deixo os meus Parabéns, pelo dia de aniversário.
    E que melhor prenda do que esse "reencontro" com a filha Marta? :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar

botões de partilha