rèsumée 2014 mas longo

translate to English

(Peço desculpa a quem tiver a pachorra de ler por ser tão longo, mas este é da praxe. Faz parte da época e fica para minha memória futura)
2014 foi um bom ano.
Se o ano anterior foi um ano de emoções, quando penso em 2014 só posso dizer que foi definitivamente um ano muito prático e dedicado a algo que não é dificil de adivinhar a quem me conhece - a costura :). Olhando para trás parece-me que quase tudo o que fiz fora daquilo que é a vida "normal" teve a ver com isso. A outra imagem que me fica e que continua constante é a necessidade e a vontade enorme (cada vez mais gigantesca) de mudar algo, se bem que não sei bem como.
Gostaria de lhe chamar “mon métier”, mas não dá. No entanto já é mais que um passatempo e tem ocupado muito do meu tempo, indo bem além do planeado. Em compensação tem feito mesmo isso – compensado.
Comecei o ano de modo inocente a dizer que gostaria de experimentar ir a uma feirinha e por coincidência numa conversa casual surgiu mesmo a oportunidade de participar. Estreei-me no primeiro domingo de Abril no CCB. Não vendi nada mas gostei da experiência e tive a boa surpresa dos amigos que apareceram para me apoiar nesta aventura. Continuei pelo ano fora, ora no Jardim do Príncipe Real, ora no Jardim da Estrela. Desenhei, cortei, costurei como se estivesse a cumprir uma daquelas "deadlines" às antigas, e até stressei. E compensou porque fui vendendo.
Com o início da Primavera abri uma segunda loja on-line no Etsy com um conceito diferente da primeira para vender roupa feita por mim. Mil e uma dúvidas sobre o nome. A Andorinha foi pensada num tempo e contexto muito diferentes. Ainda hoje acho que não é o melhor nome mas foi o que acabou por ficar.
Continuei com as aulas de costura no Atelier Paraíso e tenho pena de não conseguir ir com mais frequência.
Numa tarde de Julho, cansada de olhar para as folhas de Excell, em pleno horário laboral usei alguns momentos e admito que "naveguei" por outros temas. Na loucura completa provocada pela falta do calor quente deste Verão e depois de ouvir um "estás doida?" proferido pelo meu querido J lembrei-me de me candidatar outra vez à faculdade. Apetecia-me saber mais e claro que a única opção possível foi "Design de Moda" na Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Coisa pouca! 

Dizem-me que devemos ter cuidado com o que desejamos porque pode mesmo realizar-se. E foi o que aconteceu.
Em Setembro soube que podia voltar à faculdade. Um milhão de dúvidas. Como compatibilizar um emprego a tempo inteiro, três filhos ainda com muitas exigências de horários e atenção, e mais umas coisitas que não vou falar aqui? Ainda hoje não sei responder. Uma noite ou outra sem dormir e umas voltas de carro à toa por aí e descobri que não seria capaz de olhar para o espelho se dissesse que não. Desistir é muito dificil. Voltei à escola. No meio de pessoas pouco mais velhas que a Marta eu devo ser a "croma". Descobri um mundo novo.
Vou ser uma designer? Não com 99% de probabilidade.
Tenho remorsos de ter menos tempo para os meus filhos e para a minha família? Tenho.
Seria melhor mãe se tivesse desistido? Provavelmente não.
Quando comecei 2014 alguma vez imaginava que acabaria assim? Não absoluto. Foi acontecendo.
Tudo isto vai levar-me a alguma conclusão ou vai ter determinado fim? Não faço a mínima ideia.
Sou mais feliz? Sim. Certo! É o que importa mesmo!
Posto isto, no final a quem devo agradecer? Aos meus pais, aos meus sogros, aos meus filhos, e a ti meu querido J por me apoiarem e acompanharem nestas loucuras.
Adeus 2014. Olá 2015. Venha o Novo Ano.
Beijos meus queridos. :)

5 comentários:

  1. Mulher de coragem e com garra ;) Parabéns!
    Bom Ano Novo!

    ResponderEliminar
  2. Que bonita retrospectiva, Paula. É tão bom concretizar sonhos, ainda para mais com o apoio da família. Que o ano 2015 seja muito feliz e que a Paula continue a fazer crescer esse potencial imenso. Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula! Adorei ler o teu "resumo" e não o achei nada longo!
    Primeiro, parabéns por teres voltado a estudar. Há uns anos a minha mãe também voltou a estudar e acredita que mesmo com todas as dificuldades que isso possa ter causado acho que foi um processo excelente não só para ela como para todos nós - pela experiência que tive, acabou por melhorar as nossas relações todas vai-se-lá-saber-porquê por isso desejo-te a melhor das felicidades e acredito que toda a tua família está muito contente e orgulhosa por teres tomado esta decisão, como nós tivemos na altura.

    Quanto às lojas, também te admiro por isso - por não desistires por continuares e por no final teres conseguido conciliar tudo e que tudo esteja a avançar bem - por isso, Parabéns!
    Desejo-te um excelente 2015 cheio de novas aventuras, cada uma melhor que a outra (: um beijinho muito grande!*

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que 2015 vai ser um ano cheio. De projectos, desafio e espero que de muita felicidade. Bom Ano Novo Paula, e parabéns pela audácia com que encara a vida!

    ResponderEliminar
  5. Olá Paula, gostei de ler o teu résumé, e não o achei nada longo, pois está tão bem escrito que nos prende do início ao fim. É muito bom termos a coragem de seguirmos os nossos sonhos, quando parece que já não temos idade para isso. E parece-me, ou melhor, tenho a certeza , que toda a família lucra ( em termos emocionais) com isso, pois tornamo-nos mais motivadas e criativas. Parabéns pelo teu ano Velho, que neste Novo, continues com a mesma garra. Beijinhos!

    ResponderEliminar

botões de partilha