história de um vestido

translate to English











Naquele dia só pretendia deixar registo de um dia especial.
Hoje a ideia é juntar mais um ao registo do handmade por mim.
Este dia calhou num momento complicado porque estou a meio das minhas frequências. À primeira pensei em resolver o "problema" procurando um vestido já feito numa loja. Desisti. Nada do que tínhamos visto me agradava porque ou parecia que íamos a um casamento de mau gosto ou então pareciam vestidos comuns.
Eu também não queria nada de especial, mas não consegui encontrar o meio-termo.
Desisti de uma das frequências (o tempo não dá para tudo ... ) e optei por ser eu a fazer um vestido o mais clássico e simples possível que era o que me parecia mais adequado para o momento em causa: a primeira comunhão da Mariana. Inspirei-me numa túnica que já várias vezes tinha feito no Verão passado a partir de um modelo do Girls Style Book.
Escolhi um tecido de algodão de bordado inglês, e como o tecido já era suficientemente elaborado resolvi acrescentar somente uma gola redonda e não pôr mangas. As mangas mais a gola mais o bordado inglês tudo junto era "ruído" a mais para mim. E em vez de túnica optei por juntar mais tecido, franzir, e aumentar o comprimento da saia até ao joelho (os vestidos muito compridos como vi alguns já não se usam e acho que ficam mal).
Enchi este post de fotografias porque há vários pormenores que foram importantes.
O primeiro tem a ver com a escolha do tecido. Estive quase a desistir porque não encontrava bordado inglês à venda. Embora quisesse um com flores mais pequenas assim que encontrei este comprei. Vi vários que eram boas alternativas mas teria que escolher outro modelo porque eram todos tecidos mais estruturados. Neste caso teria ido para um vestido "A-line" que também gosto bastante.
O segundo teve a ver com o corte. Tive que desperdiçar algum tecido porque para mim era fundamental que os bordados fossem simétricos quando tivesse que juntar partes: o que aconteceu nas golas, a frente com a parte de trás da saia, garantir que as linhas de flores ficavam direitas e que o corpo frente e atrás coincidiam na união.
Terceiro: não quis deixar costuras à vista, só dos lados do corpo é que aparece mas foi por distracção minha num dia de cansaço e já não tive coragem de desmanchar. A bainha com quase três metros de diâmetro foi cosida à mão. E para não se verem as margens de tecido nas costuras estas foram todas cosidas ao forro com um intervalo de 2 ou 3mm. Num vestido deste tamanho garanto que não é fácil.
Quarto: em vez de fecho éclair a fechar nas costas optei por usar botões interiores.
Quinto: na realidade em vez de um vestido são dois porque é todo forrado em cambraia.
Sexto: cheia de confiança completei o corpo e a saia sem provar. Quando provei descobri que as túnicas são geralmente mais largas (óbvio!) e portanto teria que desmanchar o corpo dos lados para poder ajustar melhor à cintura. E por outro lado na primeira tentativa a saia só tinha 1,5m o que era pouco para poder fazer roda com algum volume.
Enfim, o que era simples acabou por dar algum trabalho e isto tudo para um vestido que provavelmente a Mariana só vai usar uma vez.
Para finalizar a minha mãe além de ir dando os seus palpites que levavam a algum cose/descose resolveu vir dizer-me que nas revistas que tinha lido (revistas!!! quais revistas!? :)) ninguém usava faixas bejes e que ficava muito "deslavado" :).
O que fez com que acabasse por substituir o beje por azul escuro para lhe fazer a vontade. Mães ......
Na última fotografia aparece uma terceira hipótese que era fazer uma trança em vez da bandolete ou do laço. A minha mãe escolheu a bandolete.
Mas no final devo dizer que também acho que ficou bem melhor com o azul.
Os materiais que usei foram:
- 2 metros de tecido de algodão com bordado inglês (com 1,45m de largura)
- 2 metros de cambraia (com 1,5m de largura)
- 1,5m de fita de gorgorão azul escuro com 4cm de largura
- 3 botões de madrepérola pequenos
(acho que nunca tinha escrito tanto sobre uma coisa feita por mim ... mas garanto que não é vaidosice .. sorry :) Na verdade haveria motivo para voltar a este assunto por causa da decoração da mesa para o almoço que também ficou gira (na minha modesta opinião claro!), mas já não tenho paciência para tornar a falar da mesma coisa. Já chega! ...)

7 comentários:

  1. Achei o vestido muito elegante, Paula. Adorei a faixa azul e achei que a Mariana ficou lindíssima! Valeu a pena toda a dedicação num vestido que ficou absolutamente fantástico e cheio de afecto. Parabéns pelo vestido e Parabéns à Mariana pela sua primeira Comunhão! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Paula! Ficou mesmo muito bonito e delicado.Também acho que fica melhor com a fita azul :)
    Fazer um vestido com as nossas próprias mãos, ainda por cima para os nossos filhos e para uma ocasião destas é de facto especial.
    Deves estar muito orgulhosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Lindissimo!
    Elegante, simples, belo e unico.
    Parabens á mãe pelo vestido e parabens á Mariana pela comunhão.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que lindo vestido. Que tecido fantástico. Pormenor da fita na "mouche". Muito bom gosto.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Oi Paula, ficou muito bonito. Simples e ao mesmo tempo delicado. Gostei da escolha de tecido e concordo com sua mãe que ficou bem melhor com a faixa azul :) parabéns à Mariana pela 1a comunhão :)

    ResponderEliminar
  6. Ah, agora sim! A explicação não foi muito extensa à toa: queríamos mesmo saber de todos os detalhes desse vestido tão especial. Ficou muito caprichado e lindo, parabéns.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. OLá Paula, já tinha achado lindo o vestido, mas agora com a história que levou à sua elaboração, torna-se mais especial. Gostei de saber e de ver todos os pormenores, pois leiga como sou, não teria a sensibilidade de me aperceber de tantos detalhes importantes por mim própria. bjs

    ResponderEliminar

botões de partilha