à procura de tecidos no dubai

translate to English







Sempre que posso nestas viagens procuro lojas de tecidos.
Na recepção do hotel onde ficámos soube que não havia visitas guiadas à parte antiga que incluíssem o souk dos têxteis. Uma das recepcionistas disse-nos que não era um local muito procurado e que não era nestes lugares mais turísticos que os "locais" normalmente iam para comprar os seus tecidos.
Desistimos da visita guiada e resolvemos ir por nossa conta. Na parte antiga da cidade, Deira, depois de visitar os souks do ouro e das especiarias fizemos uma curta travessia bem agradável do rio Creek e chegámos ao Old Souk e ao mercado dos têxteis.
Depois de passar por todas as pashminas e respectivos vendedores comecei a encontrar as ditas das lojas de tecidos, mas de facto a grande maioria dessas lojas não vendia a retalho. Quase todas vendiam em grandes quantidades ou então vendiam peças em rolo com cerca de 12 metros cada. Mesmo assim ainda encontrei algumas que vendiam ao metro tecidos de seda ou tecidos especiais dos de renda com aplicações.
Por curiosidade perguntei o preço de uma renda. Pediram-me 120 dirahms o que corresponde a cerca de 30 eur mais ou menos. Com o regateio da praxe o preço era capaz de baixar mais. Por comparação com os preços que encontro em Lisboa de tecidos semelhantes pareceu-me que teria valido a pena o investimento se de facto estivesse interessada neste tipo de tecidos.
Começou a anoitecer e como não encontrei o que queria resolvemos fazer o caminho de volta. Pela primeira vez numa visita deste tipo vim-me embora de "mãos vazias". O que hoje me parece quase inacreditável como consegui resistir. Acho que estou a ficar mais sensata nestas coisas ...  :)
Mais tarde fiquei a saber que os ditos "locais" costumam ir a Satwa Road onde se pode encontrar diversos alfaiates e boas lojas como o Regal ou o Deepak.
Tive pena de já não ter tido oportunidade de fazer esta visita, mas pode ser que um destes dias lá volte. Nunca se sabe ...

3 comentários:

  1. O melhor em viagem é mesmo esquecer os guias e partir para a aventura por nossa conta. Isto, bem entendido, quando vamos acompanhadas, sobretudo num país muçulmano.
    Tecidos espectaculares, estes, e linda a fotografia dos pássaros!

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula, por acaso ao ler o último post e depois de dizeres que não tinhas feito uma compra sequer, pensei: "e tecidos?". Afinal sempre foste pelo menos espreitar o que havia. Mesmo que tenha saído de mãos a abanar, serve para te dares contas dos gostos e cultura locais. As fotos estão o máximo, as always! beijinho. bom fds.

    ResponderEliminar
  3. De ficar com os olhos presos nessas montras. Espero que regresse ao Dubai e que conheça as boas lojas. Bom fim-de-semana! Beijo

    ResponderEliminar

botões de partilha