maputo, casa elefante, capulanas

translate to English
A capulana amarrada à cintura a fazer de saia é o que de mais comum se encontra em quase todas as mulheres que vi na rua. Não consegui e também não podia fotografar todos os padrões que encontrei, mas a variedade é enorme. E quanto mais colorido melhor.


Depois de ter estado no mercado municipal, de que tanto gostei e onde me arrependi de não ter comprado especiarias para as minhas experiências com os tingimentos de tecidos e lãs que andei a fazer há uns tempos atrás, atravesso a rua e mesmo em frente encontro a Casa Elefante.
Seguindo as indicações de quem normalmente está bem informada sobre onde procurar sítios assim  não podia ir a Maputo sem passar por aqui.
Digamos que o problema depois de lá entrar é sair de mãos vazias.

Obedeci ao nosso simpático guia e guardei a máquina fotográfica. Por isso a imagem anterior é o melhor que consegui e é uma pequena amostra do que se encontra dentro da loja: paredes cobertas de capulanas até ao tecto.
O processo de escolha é difícil por causa da variedade, mas os empregados são muito simpáticos e pacientes. Com a ajuda de um ponteiro comprido vamos apontando os padrões que queremos ver e eles vão retirando, abrem o pano e mostram, e apesar da desarrumação que fiz a boa vontade manteve-se igual até ao fim. 
De acordo com a informação de um dos donos as capulanas já não se fazem em Moçambique e estas são todas importadas da India.
Procurei escolher de vários tipos: as primeiras que são as mais baratas (cerca de 180 meticais) e que achei interessantes por serem muito parecidas com as "madras" indianas com o padrão axadrezado, as segundas que são as minhas favoritas com os padrões mais tradicionais e que eram as que tinham em menor variedade de escolha, as da terceira fotografia que correspondem a padrões mais modernos do tipo geométrico, e por fim na última fotografia as que existiam em maior variedade e de preço intermédio que quanto a mim são as menos interessantes mas que mesmo assim achei que valia a pena trazer.




Agora que revejo as fotografias não sei como é que me contive e não trouxe mais umas quantas ...
Muito difícil resistir garanto ...

4 comentários:

  1. Com certeza muito difícil de resistir, mas a Paula trouxe uma fantástica amostra. Bons trabalhos! Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Nunca consigo sair de lá de mãos a abanar, até já evito lá ir😊
    Estas são todas muito giras!

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula! Fico agora curiosa relativamente ao destino que vai dar a esses tecidos:)
    Beijinho e uma boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Olá Paula, eu sabia que não irias a África sem nos falares nos tecidos. Adorei conhecer a loja, que pena, mas que pena mesmo, não conseguires tirar fotos lá dentro, mas essa batida de fora já nos dá uma boa ideia do que se pode encontrar. Se bem que não era tanto pelos tecidos em si que gostaria de ver mais imagens, e sim pela tua sensibilidade de captar sempre ângulos tão fora do comum. Na verdade era a tua visão da loja que eu gostaria de apreciar! Lindos os tecidos, todos eles, as cores e os padrões são sensacionais e vou ter curiosidade de ver como adaptarás ao teu estilo que eu considero bonito,sóbrio e sempre com um "quê" de diferente. Beijinho

    ResponderEliminar

botões de partilha