memórias, linhas e galões antigos

translate to English

Galões com mais de 50/60(?) anos cuidadosamente guardados. Quaisquer 10cm são aproveitados. Alguns ainda estão com as etiquetas dos Armazéns Grandella.
Este nome trouxe-me à memória pedaços da minha infância sobre as vezes que lá fui com a minha mãe. Subir a escadaria e percorrer as salas que na altura me pareciam enormes; olhar os tecidos, linhas, ... e outras coisas mais, e esperar e desesperar até que finalmente decidia o que comprar, e vínhamos embora, para irmos lanchar à Suiça onde o meu prémio era pedir um batido de chocolate. Agora tenho saudades desses tempos!
Restos de linhas de bordar muito bem enroladinhas e guardadas num velho saco de plástico, de uma farmácia na Baixa, dos tempos em que bastavam 5 dígitos para se ter um número de telefone.
Linhas de seda para bordar, que apesar do tempo que passou mantém cores e um brilho fantásticos, enroladas em bobines de cartão feitas e recortadas em casa a partir de caixas velhas.
Memórias de um tempo em que nada se deitava fora porque não fazia sentido que assim fosse. Desperdiçar não fazia parte da História. E só se deitava fora quando já não havia outro remédio mesmo.
Memórias de uma pessoa que mal conheci e que fez trabalhos fantásticos que actualmente tenho a sorte de admirar. Recentemente até soube que alguns dos naperons foram bordados sobre tecido que produziam em casa a partir do linho que plantavam e que depois tratavam e teciam.
Memórias de um tempo em que o "saber fazer" passava de mães para filhas em casa, sem internet, sem on-line, sem workshops, e outras coisas assim.
Este fim-de-semana tinha mais um saco destas coisas à minha espera em casa da Avó M. Enquanto abria os saquinhos e separava os conteúdos, a imaginação era mais que muita, e a minha vontade varia entre guardar tudo isto intacto, ou encontrar ideias que lhes dêem uso.
Por enquanto ficam guardados!

4 comentários:

  1. Que preciosa herança! Adorei!
    Também fico em dúvida entre guardar ou usar: acabo usando num tipo de homenagem. Para mim tem mais sentido do que guardar os aviamentos longe dos olhos do mundo.
    É só aparecer um bom projeto e você se anima a usá-los!!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Tens aí grandes preciosidades. Com o tempo saberás o que fazer com elas...lembro-me tão bem do Grandella, o famoso Grandella.

    ResponderEliminar

botões de partilha