Mostrar mensagens com a etiqueta Exposições. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Exposições. Mostrar todas as mensagens

Exposição "Arte e Moda"

translate to English

Há 2 semanas atrás, mais ou menos, fui finalmente visitar a exposição "Arte e Moda" na Gulbenkian.
Aproveitei umas férias da Mariana em Lisboa, tirei um dia de férias, e lá fomos nós.
Semanas antes tinha estado na conferência sobre a Schiaparelli.  Foi no fim de um dia de trabalho e com muita pena minha, à hora que acabou, já não dava tempo para visitar a exposição. 
Mas não podia perder a oportunidade de ver esta exposição porque acaba no dia 21 de Junho e com a quantidade de tarefas adicionais que tenho tido ao fim-de-semana tem sido muito difícil conseguir disponibilidade para estas actividades.
Primeiro que tudo dizer que visitar a Gulbenkian, quer seja os jardins, quer seja o edifício principal, apesar dos anos que já tem continua a ser um exemplo magnífico de modernidade, e é sempre um prazer enorme cada visita.
Depois dizer que, apesar de estar 1 hora em fila numa 6f normalíssima à espera de vez para entrar, esta foi uma das melhores exposições que vi nos últimos anos (e garanto que já vi muitas) e que só espero que não seja a primeira e última deste género que eu tenha oportunidade de ver em Lisboa. É verdade! Digo eu que está ao nível, ou mesmo superior, a várias que já visitei num dos melhores museus que conheço que faz exposições sobre moda, o Victoria & Albert Museum em Londres.
Curadoria fantástica, conceito top, que poderia ser baseado na "desconstrução" de cada modelo pela procura do objecto que lhe serviu de inspiração a partir de uma peça de arte ou de mobiliário é um exercício que eu própria fiz na faculdade e que é muito interessante de se fazer. Consiste basicamente em imaginarmos que somos o designer da peça e imaginar qual teria sido o moodboard/objecto(s) que serviram de inspiração para um determinado design. Garanto que não é um exercício fácil. Exige muita pesquisa e um estudo muito grande sobre o processo criativo de cada designer. 
Tirei um monte de fotografias pelo que foi muito difícil escolher só algumas, e mesmo assim, acho que exagerei. Mas este é um registo importante para mim! :)
Por fim, dizer que a minha filha Mariana é uma das melhores companhias que posso ter. Boa conhecedora de arte pela educação que teve e que continua a ter, e porque me chama a atenção para pormenores e detalhes que são sempre muito interessantes (exemplo disso é o número de fotografias que tirei sobre partes do kimono lindíssimo que faz parte da colecção. Nota-se que sou uma apreciadora de kimonos, certo? :)).
Não vou escrever mais, vou deixar só as imagens, que podem não ser as mais fantásticas deste mundo e seguramente não transmitem com a justiça que é devida a qualidade desta exposição! 
Só mais uma palavra para dizer que ... Adorei! :) Vim de alma cheia! :)


































 

Christian Dior "The Designer of dreams" (parte 2)

translate to English
Os designers da Casa Dior:

Yves Saint Laurent
Marc Bohan
Gianfranco Ferré
John Galliano
Raf Simmons
Maria Grazia Chiuri






Christian Dior "The Designer of dreams" (parte 1)

translate to English
Esta visita estava planeada há meses.
É, sem dúvida, uma das melhores exposições que vi na vida.
Estrutura. Proporção. Silhueta. Os princípios e elementos do Mestre!
Faz parte da História, e influenciou e fez sonhar uma Geração que após uma Grande Guerra desejava intensamente romper com o passado a que tinha conseguido sobreviver!

















Arco Madrid

translate to English
À procura de umas fotografias para um trabalho encontrei estas que já nem me lembrava que tinha tirado há uns tempos atrás quando visitei a Arco em Madrid.
Houve várias obras que me chamaram a atenção. Estas são algumas das que não me importava de ter.
Sempre gostei destas instalações com estas luzes. Aqui ao pé de casa estão a fazer obras de remodelação num teatro que tem várias composições do género que ainda não percebi se vão deitar fora. Todos os dias passo lá à porta mas até agora não tive a sorte de encontrar alguém para perguntar se vão mesmo deitá-las fora.
Ideias para mais tarde. Nada como um casaco em cujo forro guardo recordações.


Experiências de um artista do qual infelizmente não guardei o nome mas que me explicou que para esta composição tipo patchwork utilizou técnicas de tingimento natural com indigo.

Parece uma daquelas obras à Marcel Duchamp.
Primeiro, alguém lembrar-se de utilizar camisas para criar uma obra de arte.
Segundo, conseguir dar-lhe forma e cor de um modo coerente que para mim se assemelha a uma flor.


Tramas e teias.
Algo que sempre me atrai. :)


botões de partilha