Mostrar mensagens com a etiqueta bordado. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta bordado. Mostrar todas as mensagens

workshop II do bordado de Castelo Branco

translate to English

Depois do workshop de iniciação, o workshop II sobre o Bordado de Castelo Branco com a Catarina Tutela da Seda e Companhia na Retrosaria da Rosa Pomar, hoje à tarde.
E exemplos de pequenas amostras da Catarina do bordado em lã.
Desta vez aprendemos o ponto pena, ponto cheio, e ponto atrás.
Aguardemos pelo workshop III. :)












 

Crewel embroidery

translate to English


Há poucos dias atrás recebi finalmente a tão desejada encomenda que aguardava.

A par com uma manta de granny squares (que será objecto de um registo futuro) a Battenberg Blanket da Sandra CherryHeart, o primeiro bordado Crewel será o outro dos meus dois projectos deste Verão. 

Pelo menos, são estes os meus planos ... :) E planear é uma parte da "viagem"! :)

Sobre o bordado Crewel, sei que é um bordado feito com fio de lã e com origens nos séculos XVII e XVIII. Mas ainda não tive possibilidade de pesquisar muito mais. A minha descoberta deste tipo de bordado aconteceu por acaso, há uns anos, numa das minhas visitas a Londres. Numa daquelas lojas de caridade que costumo visitar encontrei este livro de uma biblioteca à venda por 1 libra.

Mais tarde, já não sei como, o algoritmo apresentou-me o site da Crewel Work Company a mostrar um daqueles "retiros" que gostaria de experimentar um dia exclusivamente dedicados a estas actividades (pode parecer coisa de pessoa reformada, mas a verdade é que a data de tal acontecer aproxima-se a passos largos, e eu sou pessoa para me dedicar a estes devaneios; principalmente se for por sítios assim estilo "british country/castle/palace (ou, whatever) style:) ).

É claro, que na minha "wish list" entrou mais uma linha que agora tem um sinal de "check" parcialmente cumprido.

Os materias que encomendei foram o "starter set" e um projecto para "begginers" mas sem as instruções video. Tenho esperança de me conseguir orientar com as instruções em papel e alguns videos no youtube.

Só o unboxing do "starter set" já me compensou em grande parte (confesso que além do interesse em primeira mão por qualquer processo criativo e respectivas técnicas, os materiais são a minha segunda perdição):

Após abrir a caixa de cartão eis a primeira Camada (não gosto muito desta palavra, mas é a que me ocorre).


Camada 2: um saco de algodão estampado cujo desenho adorei.


Camada 3: os bastidores com apoio que pela primeira vez vou experimentar e que de certeza me vão aliviar bastante as dores nos punhos e nas mãos.

Camada 4 (e última): duas caixas de materiais e, finalmente, a caixa com o meu primeiro projecto.




O unboxing do projecto de iniciante vai ficar para outro dia! :)



do fim-de-semana

translate to English

Do último fim-de-semana a Oeste!

O cravo do primeiro bordado com ponto de Castelo Branco que aprendi a fazer!

Um dos últimos quadros que pintei!

Quadros que andei a pendurar com trabalhos de crochet das avós e bisavós do João e que agora decoram as paredes do sótão!

E finais de tarde onde o sol nos aquece a "alma"!








bordado de Castelo Branco

translate to English

Há muito tempo que tinha saudades de escrever estas curtas memórias futuras.

Voltar ao "velho" blogspot.

O meu tema de hoje tem a ver com o tempo que tenho dedicado ultimamente ao bordado, primeiro ao bordado "livre" se é que se pode chamar assim, e mais recentemente ao bordado de Castelo Branco.

Do bordado "livre" hei-de registar um destes dias o que tenho feito.

Do bordado de Castelo Branco surgiu a curiosidade por causa dos trabalhos absolutamente fantásticos datados do início do século passado feitos pela avó do meu marido João e que sempre admirei em casa dos meus sogros. 

Inscrevi-me no workshop de iniciação da Catarina Tutella da Seda & Companhia no sítio do costume onde volto sempre que posso, na Retrosaria. Gostei tanto que já estou inscrita para o segundo workshop em Junho. 

O primeiro bordado que fiz foi o "cravo". E não fiz só um, fiz uma meia dúzia até sentir que me podia aventurar para desenhos mais elaborados. Em modo auto-didacta foi o que fiz mas ainda tenho muitas dúvidas sobre como fazer certas formas. 

As imagens seguintes já são resultado das composições que experimentei antes de esburacar a parede onde os pendurei.

Tenho pena de não ter conseguido tirar uma fotografia decente à parede mas enche-me a alma sempre que passo por ela. 

Por último, dizer que as linhas de seda são lindíssimas, o brilho, e a beleza e variedade de cor são preciosas. A técnica utilizada neste ponto é sinónimo do alto valor destas linhas. Seguindo as indicações da Catarina encomendei-as on-line de uma loja de Castelo Branco. O que não é fácil porque as imagens não reflectem bem a cor real. Entretanto, arranjei coragem para ir à Baixa, à Rua da Conceição, e numa das poucas retrosarias que ainda sobrevivem comprei mais algumas linhas.

Agora ando a planear fazer uns bordados copiados de um livro de moldes antigo que comprei num leilão. O que significa que um destes dias voltarei a este tema.






Dia 4 de Janeiro

translate to English


Dia 4 de Janeiro de 2026.
Foi um Domingo. 
Mas só hoje estou a escrever.
Sobre uma dor que me invadiu a alma, que se atenua, e depois volta. Até que torna a acalmar. Quantas lágrimas vão cair por cada memória que vai surgir? Quantas palavras ficaram por dizer? Fora aquelas que se disseram e não eram para dizer. Se eu soubesse ... 
Falta-me "chão"! Perdida será a palavra certa?!
Palavras sentidas e sem sentido ...
Passar pelos mesmos sítios e lembrar os hábitos e as manias que a idade lhe trouxe. A sua teimosia que tanta vez me atormentou. E o amor que ficou por dar no abraço que nunca consegui dar.
Finalmente o descanso, finalmente a paz.
Enquanto o tempo não passa, ..., e me adapta a memória para esta ausência que nos apanhou a todos de surpresa, procuro ocupar-me em algo que distraia e recompense.
Escolhi o bordado, o de Castelo Branco, que aprendi recentemente.
Assim que o tempo o permitir, com boa luz para fotografar, hei-de registar o que ando a fazer. Porque sinto que necessito de algo novo que me distraia o pensamento. 

botões de partilha