do diário gráfico

translate to English







Estão por ordem cronológica.
Ignorei os primeiros que fiz que nem sequer me atrevo a registar aqui e vou tentando apanhar o jeito depois de muitos anos sem tocar em lápis ou pincéis.
Embora "caras" e "pés" ainda não seja comigo acho que já começam a parecer-se com alguma coisa. Sempre a alguns anos-luz do que vejo nas minhas "vizinhas" das mesas do lado. E ainda a alguns anos-luz daqueles desenhos que com meia dúzia de traços feitos rapidamente mostram logo à primeira vista a ideia de um vestido ou de um conjunto.
Todos os desenhos são cópias de modelos de revistas que apanho por aí ...
Depois de tantos anos, tem sido muito entusiasmante dedicar-me novamente ao desenho, desta vez com um objectivo específico mas completamente fora da minha "zona de conforto".
Esta ideia que tenho seguido na Ada Spragg de um guarda-roupa feito por "moi même" para mim própria cada vez me atrai mais. Todo o processo que ela descreve tem muito a ver comigo!
Até agora tenho feito peças de uma forma avulsa, aleatória, sem uma lógica que não seja o que me apetece fazer no momento. Sempre que vejo um modelo que goste, faço para mim e com o entusiasmo de algo novo faço mais algumas com ligeiras variações que vou pondo on-line no Etsy.
Começo a gostar da ideia de planear um conjunto de peças bem feitas e com bons tecidos que possa ir fazendo e coleccionando de forma equilibrada, e acrescentando, com alguma lógica, variedade à roupa que já tenho.
À medida que o tempo passa cada vez me parece que tenho menos paciência para este conceito de "fast fashion" que nos leva a andar sempre à procura de qualquer coisa e depois quando compramos usamos duas ou três vezes porque à quarta já não tem bom aspecto ou já está "démodée".

6 comentários:

  1. Olá Paula!
    Adoro os desenhos!
    E fico contente que tenhas todo esse à vontade para ir criando as tuas próprias peças, valorizo isso muito - realmente é uma grande independência que se pode ter e isso é de louvar.
    Beijinho e espero ver mais desenhos!
    ps. - o meu favorito é o 6º da direita (:

    ResponderEliminar
  2. A Paula desenha tão bem! :) Tão bom ver fazer o que se gosta e empregar tanta dedicação a este seu projecto. Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula, nota-se uma evolução enorme entre os primeiros e os últimos desenhos. Gosto de ler quando escrever sobre a tua noção ou visão de moda, pois eu sou tão fora da moda (não fora de moda, espero eu!) quem nem sequer consigo ter opinião sobre o assunto. Bj

    ResponderEliminar
  4. Estão fantásticos para uma principiante, é só continuar a praticar!
    Temos artista!

    ResponderEliminar
  5. És uma voz contra a multidão - e eu gosto disso! Já não aguento tanto seguidismo em Portugal: todas a vestir o mesmo, nas mesmas cores, nas mesmas (mega-)lojas... Se há coisa boa aqui por Madrid é a variedade imensa de estilos pessoais - da roupa aos penteados, do calçado à postura, da bijuteria aos acessórios mais originais! Eu sou bastante desinteressante, mas gosto de me ver rodeada de gente com "marca" pessoal. :)

    Ah, e os teus desenhos estão giros! Aquele vestido verde está muito bem colorido.

    ResponderEliminar

botões de partilha