prometo

translate to English
Prometo a mim própria que não vou resmungar tanto com eles.
Para ter algum sucesso é melhor moderar a ambição.
Por isso vou ser modesta nas minhas promessas:
Prometo não me irritar logo de manhã quando esperar por eles no elevador (o que me obriga a ultrapassar largamente o limite de velocidade se quisermos chegar a horas ao liceu).
Prometo não me irritar quando não têm aulas às 8h da manhã e só percebo isso quando estamos dentro do carro a perguntarem-me porque é que vamos tão cedo para o liceu.
Prometo não me irritar quando me aparecerem às 10h da noite a dizer que a professora pediu para levar uma coisa qualquer xpto para uma aula no dia seguinte.
Prometo não me irritar quando aparecerem com trabalhos de casa de última hora (normalmente às 9 ou 10h da noite) que já foram marcados há dias atrás.
Haveria muitas mais mas é melhor parar por aqui porque senão não é uma promessa séria.  Parece coisa pouca mas não é. Vão acontecer com muita frequência.
Tem a ver com começar bem o dia e acabar bem o dia, sem pesos na consciência por palavras ditas num momento de cansaço e que na verdade não lhes quero dizer.
Além da confusão da coordenação dos horários com as actividades que ainda não sei como encaixar, ontem à noite plastifiquei catorze cadernos e descobri há pouco que me esperam mais uns, e todos os dias me trazem não sei quantas folhas para ler, preencher e assinar.
Horários, regras, disciplina e responsabilidades. E a mim só me apetece continuar de férias. Esta é uma das semanas do ano em que sinto que me pedem mais do que aquilo que sou capaz de dar.
"Uma pessoa inteligente só trava escolhe as batalhas que quer mesmo ganhar."
Cheguei à conclusão que as que enumerei não valem a pena, por isso desisto delas. Além disso, sei que outras "guerras" mais importantes aguardam por mim.
Vamos ver se o vício não é mais forte que a promessa ... (daqui a uns tempos tenho que ler isto outra vez) (e daqui a uns anos também porque aí vou ter saudades).
Hoje o estado de espírito é mais este.

3 comentários:

  1. Percebo tão bem Paula! Ainda tenho uma semana até as primeiras reuniões com os professores e já me sinto cansada. É que não apetece mesmo nada entrar na rotina dos horários!

    ResponderEliminar
  2. Percebo tão bem Paula! Ainda tenho uma semana até as primeiras reuniões com os professores e já me sinto cansada. É que não apetece mesmo nada entrar na rotina dos horários!

    ResponderEliminar
  3. Este post fez-me sorrir… educar não é fácil e controlarmos o que nos irrita também não. Boa sorte! Por cá também ando a tentar não me irritar com as birras típicas dos dois anos - afinal de contas, tudo corre TÃO melhor quando estamos todos mais calmos! beijinhos

    ResponderEliminar

botões de partilha