josefina

translate to English
Foi o nome que o meu filho Miguel deu ao manequim que recebi como presente de Natal. Na impossibilidade de encontrar um às antigas com as medidas certas digamos que este foi bem-vindo.
E já comecei a dar-lhe uso para experimentar algo que fiz com um tecido que me uma amiga minha me ofereceu (também este Natal, diga-se!).
O modelito feito por mim durante estas férias de Inverno (e já a pensar nas férias de praia) foi tirado de um livro de moldes que comprei na Retrosaria. Além dos livros japoneses (deliciosos) com modelos de fair isle, e que eu ainda não consegui decifrar, tenho vindo a descobrir os de costura que me parecem igualmente tentadores mas muito mais fáceis de entender (pelo menos para mim) que os de tricot.
Descobri os drapeados da designer Hisako Sato, e este modelo está entre os meus favoritos. Os modelos que tenho visto desta designer apresentam-se com tecidos lisos (provavelmente em tecido de malha) e com cores sóbrias, por isso apostei no oposto, ou seja, tecido de algodão estampado em encarnado :)
Quanto à execução tem pormenores engraçados, principalmente nas mangas que não consegui fotografar em condições, e a estrutura geométrica do molde é tão simples que quando se olha à primeira nem se percebe como é possível sair dali um vestido. Acertar os padrões na frente deu uma trabalheira e obrigou-me a desperdiçar algum tecido. É um pormenor importante que faz toda a diferença para quem liga a estas coisas. Embora tenha ficado bem (modéstia à parte) tal como suspeitava este tecido não é o que melhor se ajusta a este modelo. Os tecidos africanos por serem de algodão e pesados não tem um "cair" (é assim que se diz?) bom para estes drapeados, e o padrão apesar de ser repetitivo dificilmente é simétrico.
Enfim, a segunda experiência já está em curso com outro tipo de tecido ...  Next!

6 comentários:

  1. Ficou giríssimo! O tecido é muito bonito e o padrão ficou perfeito. Valeu a trabalheira!

    ResponderEliminar
  2. Adorei a Josefina e o modelo! A Paula está seguramente no bom caminho, pois ficou muito bonito. Beijinho

    ResponderEliminar
  3. A minha irmã costuma arranjar-me sempre tecidos africanos no Verão e tenho vindo a sentir a mesma dificuldade quando os vou trabalhar, muitas vezes é difícil juntar os padrões de forma a ficarem perfeitos. Adoro o manequim, realmente é uma coisa que dá imenso jeito e gosto ainda mais do nome :) Boas aventuras com a costura, este ficou lindo

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito, Paula. Parabéns!
    E ficou lindamente na Josefina ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei parabens pelo excelente Trabalho, Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Que belo presente você ganhou! E o modelito também está lindo, combinou perfeitamente com a Josefina :)

    ResponderEliminar

botões de partilha