o tempo dirá

translate to English





 
"a menina vai-se esquecer de nós"
"não, não vou, como é que posso esquecer-me de umas senhoras tão simpáticas?"
"então não se esqueça de nos ir visitar à loja da Baixa que nós vamos lá estar"
...
Esta foi a minha última conversa de muitas com as senhoras que atendiam na Ouro Têxteis da Av de Roma.
Cada uma delas perto dos 70 anos porque não queriam reformar-se e gostavam muito do seu trabalho.
As rendas foram actualizadas e esta foi mais uma das lojas completamente ao estilo dos anos 80 que fechou.
Uma das últimas, das antigas, que vendiam tecidos e retrosaria. E que, quanto a mim, valia a pena continuar aberta. É pena! Com este meu espírito saudosista não podia perder a oportunidade de ficar com estas fotografias. O final de um ciclo à espera que outro comece.
Alguma coisa terá que acontecer por aqui, por isso esperemos para ver quando e como terminará esta história entre senhorios e velhos inquilinos que vão envelhecendo com o seu stock, ou de senhorios a achar que na Av de Roma ainda podem cobrar rendas altas porque se vende como antigamente. O passar do tempo dirá como serão as novas regras ... no entretanto o momento é de espera.
...
Nota-se o cuidado em deixar tudo limpo e, curiosamente, os únicos vestígios que ficaram para trás são dois pequenos cartazes, um deles naquelas suas letras com revirotes que anunciavam as promoções e os saldos.
Um destes dias quando for à Baixa tenho que ir visitá-las e saber como estão.

3 comentários:

  1. Quando casei, morei 5 anos nessa rua! quantas vezes passei por baixo desse "arco". É assim, Paula, feliz ou infelizmente tudo na vida tem um fim. Mas os retroseiros preocupam-me. O Marques e Sequeira num 1o andar da Praça da Figueira, não sei se conheces, tb está quase a fechar. Comprei lá há uns tempos botões vintage lindos, de uma fábrica que tinha fechado! aos molhos. E há 1 semana fui à baixa, queria uns fechos grandes, tipo porta moedas, acabei por compra-los no Martim Moniz, numa loja de chinês, que só vende retrosaria. A loja cheia! Mudam-se os tempos, e muita coisa vai desaparecendo, é uma pena. BJ

    ResponderEliminar
  2. Ah, que pena... meu coração se parte quando uma loja dessas fecha.
    Chico Buarque tem uma frase que diz: "As pessoas tem medo de mudanças; eu tenho medo que as coisas não mudem nunca!".
    Mas tem muitas mudanças que só deixam saudades e são para pior, Chico!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Quando vi o inicio do post até me assustei que tivesse mesmo fechado, assim tendo apenas mudado de morada fico mais descansada ainda assim fico com pena, era uma boa loja bem localizada. A cidade está sempre em metamorfose, pode ser que no seu local até venha uma boa surpresa (:

    ResponderEliminar

botões de partilha