imperfeita

translate to English



Há uns tempos atrás a Monocle escolheu Lisboa para realizar a sua primeira conferência com o tema qualidade de vida. A seguir, ou durante (já não sei), o seu director veio dar uma entrevista onde dizia que uma das coisas que gostava na cidade e que o tinha atraído era o facto de ser "imperfeita".
Talvez também tenha sido este o motivo pelo qual, muito antes disso, Malkovitch tenha aparecido por cá e tenha ficado, contemplando o Tejo das varandas do Lux, e dizendo que era um dos melhores segredos da Europa esta cidade à beira mar. Se não me engano também ele dizia numa entrevista algo semelhante e parecido com a palavra "imperfeita".
No entretanto, como nunca antes visto, vagas de turistas invadem Lisboa, e parece que cada vez são mais os que cá vêm. Tiram fotografias, sobem e descem ruas, e ficam a olhar-nos.
Quem vem de fora deve ver a tal da "imperfeição".
Eu que nasci aqui e sempre cá vivi, alfacinha e lisboeta, só julgo saber do que falam porque já vi outras cidades das "arrumadinhas", das "monumentais", das "cosmopolistas", e não sei mais o quê.
Gostei de as visitar é certo, mas sempre gostei de voltar ao "lugar comum" que é a minha cidade.
Mais ou menos planeada, com edifícios em ruínas, campos de silvas entre prédios, arrumadores, lixo, e a calçada portuguesa, o rio e os bairros antigos, o castelo e as gaivotas, e a luz. Esta luz fantástica de Lisboa.
Não me canso de andar pelas ruas. Vou guardando imagens sem nexo que não sendo nada de especial são pequenos detalhes que colecciono desta cidade de que gosto tanto. Eu não lhe chamaria imperfeita.

3 comentários:

  1. Detalhes mais que perfeitos! Fotografias fantásticas.
    A Luz da nossa cidade é o que nos faz sorrir e sermos positivos.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,
    As "nossas" cidades apesar de os outros as acharem imperfeitas e se apaixonarem por elas, são "nossas" e são mais do que perfeitas para nós que aqui nascemos. Eu sou Portuense, adoro a cidade que me viu nascer, não lhe vejo defeitos ou imperfeições.
    As fotos da sua cidade são de muito belas e perfeitas tal como Lisboa, direi mesmo tal como este Portugal tão belo.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula,
    Adoro esta imperfeição de Lisboa, e como tal como tu, partilho do gosto de calcorrear esta cidade sem destino e sem horas para chegar. Ser turista na minha própria cidade, é das coisas que mais me fascina. Beijinho!

    ResponderEliminar

botões de partilha