uma manta feita de camisas

translate to English


Como de costume rumámos a sul para terminarmos as nossas férias grandes de Verão.
Para uma casa onde temos sido sempre felizes à conta de estarmos juntos e de termos a sorte de desfrutar de um sítio fantástico onde a liberdade do tempo, do espaço, e do silêncio (se o desejarmos) nos deixam recarregar "baterias" devidamente e em paz.
As manhãs são de praia e as tardes são para o que se quiser. Há quem continue a dormir a sesta, há quem leia embalado na "rede", há os que ficam todos engelhados por não sairem da piscina, há os passeios de bicicleta e mais coisas ainda que se repetem ano após ano. E há eu (e agora com a companhia das minhas filhas) que gosto de passar as tardes nos meus trabalhos manuais. Aproveito para me desforrar do tempo que não tenho em Lisboa o resto do ano para fazer tudo o que gostaria e que vou compilando numa longa lista de "desejos".
Já não sinto nenhum embaraço em dizer que a máquina de costura me acompanha nesta migração para sul. 
E este ano levei comigo uma manta/colcha para a cama do Miguel que fazia parte dos pendentes e que tinha começado exactamente há um ano atrás.
aqui tinha falado da imensa pilha de camisas do J que vou acumulando. Desta vez recorri novamente a este monte e utilizei algumas para fazer esta manta.
Aproveitei ao máximo o tecido e por isso em alguns dos quadrados vêem-se costuras das próprias camisas que resolvi manter. Para ser um bocadinho mais rápido a unir decidi fazer quadrados de 25cmX25cm (depois demorei um ano a completá-la mas isso é um pormenor). A única preocupação consistiu em distribuir os padrões de modo a ter um ou no máximo dois por fila. Sendo o meu filho um sportinguista ferrenho lembrei-me de fazer o viés com 2,5cm de largura em verde liso e que combinava na perfeição com o único padrão que não era em azul - o das riscas verdes e brancas fininhas. Simplifiquei, e para o interior escolhi um tecido de algodão leve parecido com ganga.
A escolha do verde não foi só por causa do Sporting, na realidade o meu receio foi que o meu querido adolescente não quisesse que eu mudasse uma "vírgula" daquele antro que passa a ser o quarto de qualquer rapaz ou rapariga a partir de certa idade (leia-se adolescência).
E como à conta da dita da manta resolvi mudar a disposição dos móveis ainda era mais arriscado (é claro que os pôsteres que estão na parede não mudaram um milímetro que fosse).
Mas não foi o caso. Até correu muito bem e até já me pediu mais umas pequenas coisas das quais uma ainda hei-de registar aqui. 
Para acompanhar a manta fiz as fronhas de cinco almofadas pequenas. Para me dar menos trabalho, e não ter que escolher entre botões ou fechos éclair no acabamento, aproveitei a frente das camisas e foi só cortar e coser.
Ficou simples e o meu filho gostou :)
(falta-me dizer que estas fotografias também foram tiradas pela Mariana)

4 comentários:

  1. Lindíssima! As mantas simples são sem dúvida as mais bonitas. Especialmente quando são feitas com tecidos reutilizados e com significado. Tenho uma manta pendente e outros tantos tecidos à espera, mas o tempo tem passado rápido e tenho dado prioridade a outras coisas. Quem sabe daqui a um ano não a termine, como a Paula?! Um beijinho (outra vez fotos lindas)

    ResponderEliminar
  2. Belíssima ideia, ficou mesmo bem a manta e achei fantástica a ideia de aproveitamento das frentes das camisas para fazer as fronhas. Confesso que quando as vi pensei logo numa ou noutra camisa que andam cá por casa perdidas nos armários :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula, ficou um encanto a manta e as almofadas têm tudo a ver com quarto de rapaz. Aliás o padrão das camisas de homem tem tudo a ver com decoração masculina. Sei, por experiência própria como é super rápido fazer as almofadas a aproveitar a frente das camisas, cortar os 4 lados, unir e já está! Não me admira o Miguel ter se entusiasmado com o quarto depois da manta. Isso acontece algumas vezes cá em casa: faço algo para algum deles sem convicção, penso que nem vão ligar e eles a seguir vêm querer incrementar. Fico tão contente nessas horas! Parabéns , Paula, ficou linda! beijinhos, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Ficou simples e muito bonita, mesmo como eu gosto!

    ResponderEliminar

botões de partilha