no 2º andar da Baixa

translate to English
Andando pela Baixa encontram-se lojas antigas em andares acima do rés-do-chão.
Ainda a funcionar e paradas no tempo com empregados que há muito lá estão e com muitas histórias para contar. Pessoas que falam com saudade do "antigamente" e que conhecem tão bem a história destas ruas.
Foi assim que há tempos atrás conheci uma senhora que fazia as malas para a "Porfírios" e que fez questão de me explicar quem eram os donos, como começou, e como acabou uma das lojas bem conhecida noutros tempos recentes.
Foi assim que encontrei uma loja com acessórios para malas que já não existem em mais lado nenhum.
E tempos depois uma loja com todo o tipo de materiais para costureiras e alfaiates.
Tesouros escondidos à espera de fechar, provavelmente.
No sábado passado ao voltar para casa encontrei mais esta que não faço a mínima para que serve, mas que um destes dias, se der, vou visitar só para saber de que se trata.

3 comentários:

  1. Que engraçado. Fico também curiosa e à espera de novidades! :) (serão xailes?) Boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Ah, como queria partir nessas investidas contigo...

    ResponderEliminar
  3. Mesmo sendo muito pequena quando fecharam, lembro-me bem dos Profírios e de ir lá com a minha mãe e a minha irmã, porque a minha irmã só queria roupa de lá. Era a moda. E a roupa tinha tanta qualidade! A minha irmã ainda usa para andar por casa umas calças que lá comprou (anda em casa porque já lhe estão a fugir à canela, porque as calças continuam impecáveis!) há mais de 15 anos. E tinha uma mochila que ainda hoje invejo e que só não está impecável porque nas mãos destas duas meninas foi muito mal tratada. Tenho pena que a loja tenha fechado, acho que era daquelas marcas que se voltasse a abrir ia ser um sucesso. Fiquei com imensa curiosidade de visitar essa loja. E a da foto (: Também não sei o que será, mas dá mesmo vontade de subir as escadas e ir descobrir (com o passar do tempo estou-me a aperceber que as melhores lojas da baixa e arredores requerem subir alguns andares!)

    ResponderEliminar

botões de partilha