numa de cinzento

translate to English



Esta semana acabei o meu primeiro vestido nas minhas aulas de costura. Finally!
À procura de novo modelo para o segundo entretenho-me a ver revistas.
O veludo é um tecido que é pouco habitual ver em roupa.
Até agora não me lembro de alguma vez ter comprado algo para vestir feito em veludo.
No entanto, é um tecido de que sempre gostei talvez pelos reflexos que vai mostrando consoante a luz. Há algum tempo atrás comprei este que está na loja e guardei-o à espera de inspiração ou então para alguém que gostasse e quisesse comprar.
Não fazia a mínima ideia que a cor cinzenta iria estar na moda deste ano por isso a minha escolha foi pura coincidência. Apesar do gosto que tenho pela cor o cinzento também faz o meu género.
Numa das ditas revistas encontrei estas calças super simples que quanto a mim poderiam ir muito bem neste tecido para usar num jantar daqueles que costumam acontecer na época que se aproxima.
Fica a ideia para registo futuro. Há sempre uma primeira vez e quem sabe não poderá vir a ser-me útil!
---
O veludo é um tecido associado a peças mais luxuosas e como tecido caracteriza-se por apresentar do lado direito um aspecto peludo, macio e brilhante, e pelo lado do avesso é liso podendo apresentar dois tipos de armação em sarja ou em tafetá.
Este tecido surgiu na India (mais um) e só a partir dos séculos XIV e XV é que começou a ser produzido pela primeira vez na Europa, nas principais cidades de Itália.
Inicialmente era completamente produzido com seda e só no século passado com o aparecimento de fibras sintéticas é que começou a ser produzido de uma forma que o tornou mais acessível.
Existem vários tipos de veludo: o mais caro é o veludo alemão feito de seda. O veludo cristal ou veludo molhado é um produto sintético muito parecido com o veludo alemão mas bem mais barato. Existe ainda o veludo lavrado que se caracteriza por formar desenhos em relevo sobre um fundo transparente. Por último, ainda existe o veludo cotelê que é um tecido estriado e muito mais barato, e que nos últimos anos ao ser misturado com stretch se tornou um tecido de maior conforto para utilizar em vestuário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

botões de partilha