ça ç'est moyen-âge, mãe?

translate to English














O Mude é um dos meus museus favoritos em Lisboa.
E em relação a alguns do mesmo tipo que conheço de outras cidades julgo que lhes dá dez a zero.
Visitámos a sala dos cofres do antigo BNU onde vimos a exposição da Teresa Segurado Pavão.
E demos à Mariana o tempo que necessitou para absorver a ideia fantástica que nunca lhe tinha passado pela cabeça de estarmos dentro do cofre forte de um Banco. Esperámos e depois de ela analisar bem as portas do cofre e perceber bem o que se fazia por ali noutros tempos subimos até ao piso 3.
Último dia da exposição sobre o Felipe Oliveira Batista. Parte das fotografias foram tiradas pela minha mini fotógrafa enquanto eu me entretive a apreciar os detalhes de execução de algumas das peças expostas.
Em memória fica-me a primeira pergunta da Mariana que sem saber que tipo de exposição a esperava ao ver o primeiro expositor com três modelos diz: "Ça c'est moyen-âge, ou préhistoire, mãe?".
Uma interpretação possível sobre moda, sem dúvida. O objecto de tal pergunta está na terceira fotografia. Eu adorei a construção e a geometria da coisa que se vê melhor na fotografia seguinte, mas admito que aos olhos de uma criança que está agora a estudar a pré-história possa parecer algo assim.
Gostei imenso desta visita ao Mude, e para terminar, eu diria que era mocinha para usar os dois últimos vestidos :)

12 comentários:

  1. Também adoro o Mude, e fiquei a pensar que tenho que o revisitar em breve. Fotos fantásticas. Bjos

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula,
    Por coincidência estive lá ontem e visitei as duas exposições. Apesar de reconhecer que há arte na moda, não consigo ter tranquilidade para apreciá-la. Em contrapartida, passei mais tempo do que devia na sala dos cofres. As construções literais chamam-me mais a atenção que a construção de uma roupa. Sou assim, mas hei-de mudar...
    As fotos estão lindas e a pergunta da Mariana é muito pertinente. Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é preciso mudar Val. Acho que entendo muito bem a beleza da exposição na sala dos cofres. A pureza das formas e a sua simplicidade num contexto tão elaborado como o daquela sala é um conjunto muito bonito mesmo. O gosto pela moda nesta perspectiva é recente para mim e só começou quando aprendi a desenhar os modelos e a passar à realização dos mesmos. Por isso acabo por dedicar mais tempo a este tema ultimamente. Qualquer uma das exposições era óptima.

      Eliminar
  3. É isto de que mais falta sinto agora que vivo numa vila: visitar museus, bons museus, ter escolhas e opções. Este post transportou-me para a exposição. Obrigada Paula, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada Margarida! E eu desforro-me sendo "transportada" para o british country cada vez que visito o Ei Kumpel. bj

      Eliminar
  4. Também gostei dos últimos vestidos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. É uma vergonha o que vou dizer: Ainda não fui ao MUDE. Tenho mesmo de lá ir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale bem a pena conhecer. E segundo nos disseram a partir do dia 4 deste mês já têm mais 2 exposições novas que tb podem ser interessantes de visitar.

      Eliminar
  6. Olha Paula adorei!!!

    Também era "menina" para levar a uma festa um dos dois vestidos, 1ª e 2ª foto logo depois da foto com a Mariana. Que, diga-se, tem um jeitaço para a fotografia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses dois faziam os encantos da Mariana.
      E a mim também me encantam :)

      Eliminar
  7. Muito bom! Saudades do MUDE!
    Também dava uma voltinha com várias das peças expostas ;-)

    ResponderEliminar

botões de partilha