conversas soltas XI

translate to English








Estas fotografias foram tiradas pela Mariana em vários momentos ao longo das nossas últimas férias (que devem ter sido das melhores que alguma vez tivemos) deste Verão na Grécia.
E esta conversa aconteceu num final de dia quando voltávamos as duas da praia para nos arranjarmos para jantar: 
Mariana: "Mãe vou pedir-te uma coisa mas não fiques zangada comigo. Pode ser?"
Eu: "Claro que não minha querida. Diz."
Mariana: "Nem triste, ok?"
Eu: "Não vou ficar triste."
Mariana: "Então o que eu queria pedir-te era para cada vez que eu peço para tirar fotografias com a tua máquina não estares sempre a dizer que eu tenho imenso jeito. E que tiro fotografias fantásticas e coisas assim."
Eu: "Está bem! Combinado! Mas qual é o problema?! Se fazes bem uma coisa não tem mal que eu te diga a verdade! Ou achas que não?"
Mariana: "Sim. Eu sei. Mas eu quero continuar a ter prazer a tirar fotografias e a gostar de o fazer ... Quero poder gostar de o fazer ... Fotografar é uma coisa que eu gosto de fazer e assim ... depois acho que não vou conseguir continuar a gostar ... É difícil para mim ... Percebes mãe?"
Eu: "Não precisas de explicar mais Mariana. Claro que sim. Percebo perfeitamente. Desculpa querida, não vou tornar a fazê-lo. Prometo."

12 comentários:

  1. São estas "conversas soltas" que às vezes nos ensinam tanta coisa... Mas que as fotos estão lindissimas, lá isso estão!! Mas já agora não lho diga:):):)
    Continuação de boas férias, Manuela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Manuela!
      Aprende-se muito de facto. E logo eu que não a deixo ainda ter uma conta no instagram exactamente por achar que na idade dela ainda não deve ter a maturidade suficiente para lidar com esta cultura dos "likes" de um modo razoável. Há uns tempos atrás esteve uma amiguinha dela em nossa casa que passava mais tempo no telemóvel a ver quantos likes já tinha do que a conversar ou a brincar. Aquilo fez-me um bocado de confusão. Bom, mas isto daria pano para mangas e o tema não é propriamente este. Por isso fico por aqui ... :) As nossas férias já acabaram mas obg de qualquer modo.

      Eliminar
  2. Que linda conversa. <3 (agora vou dizer baixinho, que ela tem mesmo muito jeito para fotografia). Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu agradeço Joana (em voz baixa claro! :)).
      Não se deve contrariar os "artistas" mesmo os mais pequeninos.
      Obg. Bjn. :)

      Eliminar
  3. Olá Paula, acho que a Mariana deu-se conta que opinião de mãe geralmente não conta, por ser parcial. Tendenciosa! hahaha! Mas lá que ela tem jeito, tem. E tem a quem puxar. Para se tirar boas fotografias há que ter bastante sensibilidade e olhos que enxerguem beleza onde os outros não notam nada. E essa característica, posso me enganar, mas vem da mãe! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que foi ao contrário Val :) Acho que o que ela me quis dizer é que com os meus elogios comecei a colocar as expectativas muito altas e com isso ela sentia-se cada vez mais pressionada para fazer bem. Quando para ela não é o "fazer uma boa fotografia" que interessa nem tão pouco se eu gostava mas sim o prazer de captar momentos e imagens de que gosta. Sem eu querer estava a tirar-lhe essa liberdade. Foi o que ela me explicou melhor depois e foi por isso que lhe pedi desculpa.

      Eliminar
  4. Mas que idade tem a tua Mariana, Paula? Fico impressionada se for aquela pequenina que aparece no post anterior! É que algumas destas fotografias são de alta qualidade, MESMO. A penúltima, então, só em gradações de azul, está qualquer coisa de muito especial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a mesma sim Miú e vai fazer 11 anos em Setembro. Eu também fico surpreendida com a capacidade de observação dela mas eu sou mãe e como tal tenho tendência a ver estas coisas com um certo enviesamento. Embora às vezes pense que deve ser somente o olhar de "mãe", sem falsa modéstia atrevo-me a dizer que na realidade acho que tenho mesmo este privilégio de descobrir a beleza de certos pormenores através do olhar da minha filha.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Lindas suas fotos.

    Feliz 2017

    AnaVi

    filhadejose.blogspot.com

    ResponderEliminar

botões de partilha