tecido de chita brasileira

translate to English






Esta actividade blogueira tem-me levado a "conhecer" pessoas que se revelam muito interessantes não só pela simpatia mas também pela partilha de gostos semelhantes.
Do Brasil acompanho muitas vezes a Dandolinhas pelos trabalhos muito bem feitos que normalmente mostra mas também por partilharmos o mesmo gosto por velharias.
O gosto comum pelos tecidos e pelas costuras levou-nos a fazer uma troca: um metro de chita portuguesa por um metro de chita brasileira.
A chita brasileira apareceu por influência dos portugueses que as levaram também para o Brasil à semelhança do que tinham feito em Portugal quando as trouxeram pela primeira vez a partir da India.
Estes tecidos de algodão estampado quando produzidos no Brasil caracterizam-se por ter grandes motivos florais e um colorido muito exuberante.
A trama destes tecidos por comparação com a chita portuguesa é muito mais leve.
É engraçado observar como a cultura de um povo/país se revela também nos seus tecidos mais característicos!
Quanto a mim estas chitas, pela sua leveza e pela exuberância de cores, são um bom exemplo disso.
Tive a sorte de receber vários retalhos bem bonitos dos quais mostro alguns.
Muito obrigada Rebeca por esta experiência e por estes tecidos que são todos tão bonitos!

4 comentários:

  1. Mto bonitos mesmo, que venham trabalhos ainda mais bonitos, este mundo virtual tem coisas tão boas.

    ResponderEliminar
  2. Também gosto muito dos trabalhos da Rebeca, que aliás descobri através da Paula! Os tecidos são tão bonitos! Fico à espera do que vai nascer deles. Bons trabalhos!

    ResponderEliminar
  3. Que legal ver a chitas por aqui!!!! Andei tão lenta nestes últimos dias de férias que só hoje me coloquei à frente do computador para me atualizar. E que surpresa gostosa!
    Bjs e bom proveito!!!!

    ResponderEliminar

botões de partilha