da liberdade

translate to English



Algures entre a segunda e terceira semana depois de começarem as aulas Setembro escolhe um dia em que o efeito psicológico de entrar nesta rotina tem finalmente o efeito físico de me provocar uma dor de cabeça monumental que só se resolve à custa de analgésicos e umas horas de sono.Tem sido assim nos últimos anos e este ano não foi excepção.
Hoje foi o dia e tal como prometido descobri a dita dor de cabeça ao acordar.
Este deve ser um dos efeitos do após férias de que não oiço falar mas que de certeza muito boa mãe de família deve sofrer (existem vários factores que contribuem para este estado, entre outras coisas existe o efeito de não acertar com as diversas horas de saída e entrada e os dias certos das actividades. Por exemplo, hoje estou convencida que é sexta-feira e acordei às 5h30m a pensar que eram 6h30m para começarem as aulas às 8h quando afinal um entrava às 8h30m, outro às 9h e outro às 10h. Isto não está nada fácil ... Tenho que afixar os miseráveis dos horários deles na cozinha em letras garrafais para ver se isto entra, mas não me apetece nada).
Ao recuperar lentamente a capacidade de raciocínio, e aproveitando o silêncio maravilhoso em que está esta casa, dou por mim a ouvir o ruído dos periquitos que a Marta trazia na bagagem quando regressou de casa dos avós estas férias.
Prometi e avisei toda a gente aqui em casa que não ia querer mais esquilos, hamsters, pintassilgos, tartarugas ou peixes a viver connosco.
Mas tenho que admitir que estes são o máximo.
Gostam de fazer barulho à meia-noite (ainda não houve vizinhos a queixarem-se) e são uns medricas.
O resultado de meia-hora de contemplação deu nisto. Esconderam-se assim que deram por mim. Espreitaram várias vezes a ver onde é que eu estava e só com uma objectiva com maior alcance é que consegui apanhá-los cá fora.
Além do cansaço das rotinas de que tanto necessitamos, mas que detesto, a ideia da liberdade perdida do Verão ainda não me sai da cabeça e às vezes dou por mim a achar que estão a enfiar-me numa gaiola com grades que não se vêem mas que estão lá.
Enfim, ... está sol, está uma temperatura fantástica, e afinal ainda é quinta-feira, mas não faz mal ...
Além disso, as minhas crianças devem estar quase, quase, a ir chegando por aí :)

6 comentários:

  1. os inícios dos anos escolares provocam em mim precisamente esse estado de espírito. Vai custar a engrenar mas chegaremos lá. Bjs

    ResponderEliminar
  2. São tão bonitos os periquitos, sem falar na gaiola! Nada como mais uns dias para entrar na rotina... Bjs

    ResponderEliminar
  3. Realmente, o fim das férias nos impõe uma espécie de luto (seria exagero?) pela liberdade perdida. Mas logo o ritmo "normal" se estrutura e tudo fica como dantes. Passa já, já.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Mesmo assim a vida do piriquito é mais fácil que a de uma mãe! Coragem, bjo

    ResponderEliminar
  5. ai a vida de mãe… a gaiola é muito bonita!

    ResponderEliminar
  6. Ah, o fim das férias... uma época complicada mesmo. Espero que você esteja se sentindo melhor, sem dores de cabeça!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderEliminar

botões de partilha