inesperado em Rio Maior

translate to English

Além das compras habituais no mercado das Caldas com passagem pelo parque, à tarde ainda nos aventurámos a visitar as salinas de Rio Maior.
Esquecendo as mil e uma auto-estradas que se entretiveram a construir nos últimos anos no país optámos pelas estradas secundárias e foi o melhor que fizemos tendo em conta a paisagem do campo em final de Verão que vimos.
Ao chegar a Rio Maior foi fácil encontrar o caminho das salinas. Portugal também tem destas coisas inesperadas. Saído do "nada" a não sei quantos quilómetros de distância do mar surgem estas salinas. Resquícios dos primórdios quando o mar chegava aqui. Algo que há milhares de anos que é trabalhado da mesma maneira pelo Homem e que cria paisagens únicas.
Anexo às salinas os antigos armazéns em madeira com os seus fechos muito característicos e que fazem um conjunto engraçado de duas ou três ruazinhas com pequenos bares e lojas.
A outra palavra que me ocorre além de "inesperado" seria "surpreendente" para descrever um sítio assim.

4 comentários:

  1. Vi, há pouco tempo, uma reportagem na televisão sobre este "refúgio" e fiquei curiosa por conhecer. Agora ainda mais :)
    Um beijinho Paula

    ResponderEliminar
  2. surpreendente mesmo, e as fotos maravilhosas!

    ResponderEliminar
  3. Que máximo!!!! Salinas por aí?
    Hoje, quando vinha da praia avistei duas montanhas enormes de sal das já poucas salinas que existem perto de Faro - quero esperar por um dia sem chuva para conseguir lá ir.

    ResponderEliminar

botões de partilha