capulanas e "alfaiates" no Museu do Traje

translate to English







Uma das exposições temporárias que estava no Museu do Traje este fim-de-semana era sobre os trabalhos finais de um conjunto de alunos que participaram num curso para alfaiates utilizando tecidos africanos.
Como gosto de observar estes processos de moda e o que diz respeito a alfaiataria também me interessa tive curiosidade em visitar. O título continha a palavra "alfaiate" mas o que encontrei afinal foram vestidos! Tratava-se de uma exposição com quatro ou cinco peças e embora sendo pequena era interessante porque mostrava algumas das fases de execução. Tenho pena que não tivessem incluído também fotografias, por exemplo, com mais informação sobre as outras fases, do desenho de concepção, das medidas, do corte, costura, prova ... O porquê destes modelos mais ocidentais (será?) e porque não os dos seus países também teria gostado de saber.
Fotografei o que estava disponível.
E registei os modelos que me pareceram mais interessantes.
Existe roupa girissima feita com as capulanas. Uma das pessoas com estilo e que gosto sempre de ver e que usa e abusa é a Solange Knowles. E basta ver algumas das imagens do Mozambique Fashion Week para se ficar com uma boa ideia do que se tem feito.
Por coincidência o meu primeiro vestido feito a sério, há uns meses atrás, foi com uma capulana. Confesso que não gostei muito do resultado final desta minha primeira vez mas isso não importa muito agora. Para terminar e voltando ao tema da exposição devo dizer que estes três modelos merecem aplausos pela qualidade da execução que me pareceu muito boa.

5 comentários:

  1. São fabulosos! Todos bonitos, mas adorei o segundo modelo. :)

    ResponderEliminar
  2. Os tecidos africanos são mesmo lindos! Amei o último vestido, tanto a estampa quanto o modelo.

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula, há dias vi na Rosa Pomar , na baixa, tecidos africanos à venda e confesso que fiquei rendida pelas cores e padrões. Deles resultam trabalhos de uma beleza apelativa, como os que mostras. Não sabia que se chamavam capulanas! bj

    ResponderEliminar
  4. Em Trafalgar Square vi uma feira/ exposição de trabalhos feitos com capulanas, no âmbito da semana Africana, fantástica! De facto as capulanas fazem trabalhos lindíssimos. Quando vivi em Moçambique a minha Mãe fez-nos peças de execução muito simples, mas alegres e únicas.

    ResponderEliminar
  5. Que bonitos! Tenho algumas capulanas que trouxe de moçambique há uns anos, mas ainda não tive coragem para as cortar... :)

    ResponderEliminar

botões de partilha