patternmaking for fashion design

translate to English





Um pequeno à parte (não sei se é assim que se escreve ...) para dizer que acabei o saco da minha amiga Margarida; com muita pena esqueci-me de o fotografar para a minha "handmade section"; e modéstia à parte (este está correcto!) acho que ficou bem giro!
Agora voltando ao verdadeiro tema deste texto.
Mais um livro fantástico que deve fazer obrigatoriamente parte da biblioteca de quem gostar de costurar/modelar e principalmente na parte que diz respeito ao desenho de moldes, embora o livro seja muito mais completo que isso.
Como de costume procurei primeiro um em segunda mão mas os que me pareceram mais fiáveis porque indicavam que continham o CD intacto e eram de uma edição recente com os custos de transporte ficavam quase ao preço de um novo. Optei por usar os meus pontos do cartão da Bertrand e encomendei um novo.
Neste momento estou num daqueles dilemas dificilissimos (leia-se a ironia) de 920 páginas de um dos meus temas favoritos à espera de serem aleatoriamente e prazenteiramente folheadas e a contrariedade de estar prestes a entrar de férias para um país distante. Pois é, infelizmente as tais das 920 vão ter que esperar que eu volte ...
Para que fique registo desta minha história das "costuras", começou há uns anos atrás exactamente porque meti-me a fazer um curso de moldes. Sempre gostei de desenho geométrico e na altura, não sei porquê, deu-me para isto. Ainda é mais preocupante se eu disser que nessa altura nunca na minha vida tinha costurado algo que se pudesse chamar roupa, ou sequer tinha pensado em fazê-lo muito a sério.
Parece um pouco loucura, eu sei, mas garanto com a minha experiência de vida que há uma altura da "dita cuja" em que achamos que podemos fazer algo assim deste género só porque sim, porque nos estamos a "borrifar", porque gostamos e nos apetece, sem termos qualquer objectivo extraordinário em mente.
Uns podem chamar-lhe crise da idade, mas garanto que sabe bem ... :)
Tentando não divagar mais, e voltando novamente ao tema do livro.
Tem absolutamente tudo que se possa imaginar, desde a habitual descrição das ferramentas até à execução dos moldes de saias, golas, colarinhos, gorros, calças, capas, botões, casas de botões, roupa de homem, roupa de criança, fatos-de-banho ... um mundo de coisas em 38 capítulos. Gosto dos desenhos, um misto entre antigo e desenho à mão que acho "delicioso".
Tenho alguns livros antigos de métodos de moldes e um ou dois novos, e já me chegam, mas quando vi este percebi que tinha mesmo que ser.
Quem vir por aí alguma coisa que gostaria de saber como fazer igual, estando disposta a gastar um pouco mais, e não se importando por ser em inglês, pode recorrer a este livro que deve encontrar o que procura.
Ficam as referências para quem achar útil:
"Patternmaking for Fashion Design"
Helen Joseph-Armstrong
Fifth Edition
Pearson New International Edition

Sem comentários:

Enviar um comentário

botões de partilha