Victoria & Albert Museum

translate to English







O Victoria & Albert Museum é um dos maiores museus de arte e design que existe. A entrada é gratuita e somente algumas exposições é que são pagas. Assim que entrei encontrei uma das assistentes que me explicou impecavelmente a melhor forma de fazer a visita que tinha planeado.
Uma das áreas mais conhecidas e procuradas é a dedicada à história da moda. A exposição temporária e que ainda está em exibição é sobre vestidos de casamento.
Além destas duas exposições, ainda consegui visitar todo o andar térreo com várias salas sobre arte em várias regiões do mundo. Aos andares superiores terei que voltar noutro dia. À semelhança de outros grandes museus é impossível ver todas as obras e exposições num só dia. Almocei no restaurant que é muito agradável, passei quase uma hora na bookshop, ainda vi mais umas salas e por volta das 4 da tarde dei por concluída a minha visita e fui ter com o J que já estava despachado.
Na fashion exhibition (sala 40) (que se pode fotografar) encontra-se vestuário desde o século XVIII até ao século XXI. Este semestre tive uma cadeira de "História da Moda" e devo dizer que esta visita é o melhor complemento para qualquer estudante.
Na mesma zona está a wedding dresses exhibition que é óptima (mas que não se pode fotografar) e que documenta lindamente a evolução dos vestidos de noiva. Foi interessante saber que a ideia do vestido branco e feito para uma ocasião única era considerado um luxo. Antigamente as noivas escolhiam fazer vestidos com qualquer padrão ou cor que gostassem para os poderem utilizar noutras ocasiões futuras. Hoje em dia parece que o "normal" é o luxo de antigamente.
É claro que também exibem um filme dos casamentos reais ingleses desde 1920, que adorei ver na companhia de não sei quantas english ladies, e ao qual eu assisti do princípio ao fim. :)
As fotografias que ponho aqui são da exposição de moda. E só para terminar devo dizer sobre as restantes salas que visitei que houve peças que vi absolutamente fantásticas, e que talvez venha a fazer um post só para as poder arquivar aqui.
Este é sem dúvida um dos melhores museus de arte que alguma vez visitei (e eu só andei pelo andar térreo), embora no top até à data continue a estar, obviamente e sempre, o Louvre.
Tenho pena de não ter conseguido visitar o Museum of Childhood do Victoria & Albert onde tinham uma exposição de casas de bonecas que deveria ser adorável, mas há-de ficar também para outra ocasião (espero eu querido J :) ...).

2 comentários:

  1. Adoro as fotografias! É de facto um Museu imperdível!

    ResponderEliminar
  2. Estou a adorar acompanhar as suas visitas em Londres. Esta em especial fez o meu deleite. Lindas fotos! Beijinho

    ResponderEliminar

botões de partilha