gerações e a máquina de costura da Avó M

translate to English











A Avó M ofereceu-me a sua máquina de costura. Habituei-me a vê-la num quartinho da cave em sua casa e lembro-me muito bem de algumas das tardes em que passava lá e via a D Jacinta sentada a costurar atarefada no meio de tecidos, cortes, e arranjos.
Recentemente soube que foi um presente do seu pai numa época em que provavelmente era comum os pais oferecerem máquinas de costura às filhas.
Alguns dias depois do último Natal telefonou-me a perguntar se eu arranjava um espaço aqui em casa para a guardar porque podia vir cá trazê-la nessa semana. Assim, sem mais nem menos, no modo directo e muito prático que lhe é habitual.
E eu que sou uma sentimental só fui capaz de lhe responder que sim naquele comportamento tacanho, pateta e tótó, que me irrita, que algumas vezes ensino aos meus filhos que não devem ter (já sei que sou muito severa e que vão ficar traumatizados!). Não fui capaz de lhe dizer o que me ía na alma. No mesmo modo directo e claro, sem lamechices, e comportando-me decentemente, não fui capaz de lhe falar da importância que dou a receber algo assim e que este é um dos presentes mais preciosos que recebi na minha vida.
Bom, continuando ..., pelo número de série fiquei a saber que esta Singer, modelo 15K88, foi produzida na "Great Britain" em 1957. A primeira máquina de costura apareceu no início do século XIX, e em 1850 um senhor americano chamado Isaac Singer patenteou o que viria a ser a primeira máquina de costura doméstica. Já tinha reparado que era um modelo muito comum e segundo algumas pesquisas que fiz descobri que esta série 15 foi uma das máquinas de costura domésticas mais populares com uma produção que durou cerca de cem anos.
Obrigada Avó M.!

16 comentários:

  1. Ena que tesouro que tens aí!!
    A minha avó materna tinha uma igualzinha, tenho de perguntar à minha mãe o que é feito dela ...
    E lembro-me de na arrecadação da minha avó ver lá a da minha bisavó que era uma autêntica peça de museu! Não sei se ainda existe; também tenho de perguntar ;)
    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devem ser todas girissimas sobretudo a da bisavó! Que sorte!

      Eliminar
  2. Começa a ser um objecto muito raro...Já é uma relíquia.


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Começa a ser um objecto muito raro...Já é uma relíquia.


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá Paula! Bom que sorte (: eu tenho duas para recuperar - uma da minha bisavó e outra da avó do Miguel, ambas singer. a da avó do Miguel está em muito melhor estado mas vai precisar ainda de umas boas afinadelas que não me devem custar barato :\ ( o meu problema é diferente, é que ainda não tenho casa para as por... ) de qualquer maneira espero que a aproveites muito. Estas máquinas costumam ser resistentes e uma delícia de utilizar! Boas costuras (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, eu sei de um Sr já de idade reformado e que trabalhava na reparação destas máquinas de costura. Foi ele quem recuperou esta máquina recentemente e ficou a trabalhar impecavelmente. Não foi caro. Se necessário posso dar o contacto. bjn

      Eliminar
  5. A minha avo tem uma igualzinha, mas nem sei qual e o modelo. Sei que adorava por os pes nos pedais e carregar neles e fingir q estava a costurar, ela ficava chateada cmg pq entretanto as linhas saiam todas do sitio. Acho a maquina linda apesar de nao saber utiliza-la. A minha a avo nao a usa, mas ainda la esta como recordacao de outros tempos e de outras memorias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais do que a utilidade é essa parte das memórias que me encanta Miss Lilly! :)

      Eliminar
  6. Para mim também são sobretudo as memórias e o carinho que vêm com estes presentes que contam. E o facto de nos escolherem para preservarmos uma tradição tão importante, é um privilégio. É linda a máquina Paula!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Teresa. São essas as palavras exactas. Memórias e o privilégio da tradição.

      Eliminar
  7. Na casa da minha sogra há uma idêntica.
    Eu tenho vindo a herdar alguns dos tesouros que em outros tempos por lá foram muito usados. Talvez um dia também venha a máquina...

    ResponderEliminar
  8. Um tesouro, sem dúvida! Que emoção receber este presente pela mão de uma avó. :) Parabéns! Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro ver estas máquinas antigas!

    E orgulho-me muito de ser a proprietária da Singer, que era da minha avó, foi depois da minha mãe e na qual aprendi os básicos da costura, e que data de 1903 :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estou com inveja (da boa claro! :)). Isso merece um post nana e eu Gostava de ver fotografias. :)

      Eliminar
    2. Já tinha postado há algum tempo :)

      http://maosdevera.blogspot.pt/2013/06/reliquias-valiosas.html

      Eliminar
    3. este escapou-me :(
      já lá estive a ver e é mesmo um tesouro. Parabéns!

      Eliminar

botões de partilha